Últimas do Futebol Brasileiro - 9 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O Flamengo teve duas derrotas na noite desta ultima segunda-feira no STJD. Por causa de um rojão arremessado no campo no jogo contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, o clube foi punido com a perda de um mando de campo e multado em R$ 20 mil. O árbitro Paulo César de Oliveira relatou na súmula que o artefato foi atirado do local onde estava a torcida rubro-negra. Com isso, o Flamengo terá de enfrentar o São Paulo, no próximo dia 21, a pelo menos 100 quilômetros do Rio de Janeiro. A partida contra o Cruzeiro, no próximo sábado, será no Engenhão. Além disso, o volante paraguaio Cáceres foi punido com dois jogos de suspensão por ter dado um soco no zagueiro Réver, do Atlético-MG, no jogo do dia 26 de setembro. E tem mais, pelo laser utilizado por torcedores neste jogo, o Flamengo também foi punido e terá de pagar multa de R$ 20 mil.

Fluminense O atacante Rafael Sobis pode ganhar nova oportunidade no Fluminense. Com Thiago Neves convocado para a Seleção Brasileira, o técnico Abel Braga sinalizou que deve optar pelo jogador na partida contra o Bahia, nesta próxima quarta-feira, em Pituaçu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, a tendência é que o jogador atue fazendo o papel de Thiago Neves, jogando pela ponta-esquerda e auxiliando bastante na criação das jogadas. Apesar disso, ainda há possibilidade de o treinador escalar o apoiador Wágner. O técnico Abel Braga vivia a expectativa de repetir a escalação pela terceira vez seguida, o que só ocorreu uma vez neste Brasileirão, quando o time venceu o Palmeiras e o São Paulo e empatou com o Cruzeiro. Mas por conta da convocação para a Seleção, Thiago Neves vai desfalcar a equipe nos próximos três jogos. O Fluminense é o líder do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos e seis a mais que o vice-líder Atlético-MG.

Botafogo Se preparando para o jogo contra o Santos, o volante Renato deu um passo importante para começar jogando na próxima partida do Botafogo. Na reapresentação do elenco após a derrota para o Fluminense, no último sábado, o camisa 8 participou de uma atividade com bola no Engenhão. Renato, que está afastado da equipe desde 2 de setembro, quando saiu machucado de campo na vitória sobre o Coritiba, por 2 a 0, participou de uma atividade tática comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Voltado de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, o meio-campista ficou mais de um mês sem defender a equipe alvinegra. Seu retorno esteve previsto para o jogo contra o Fluminense, mas a comissão técnica preferiu poupá-lo, em princípio, já que Renato treinou ao longo da última semana, mas sentiu o peso da rotina de treinamentos. Os titulares alvinegros na ultima partida do final de semana passado ficaram na academia do Engenhão, realizando apenas trabalhos regenerativos.

Vasco O meia Carlos Alberto comemorou a centésima partida pelo Vasco neste ultimo sábado, e apesar de ter sido titular e tentado algumas jogadas, não chegou a ter uma grande atuação. Ele, inclusive, recebeu o terceiro cartão amarelo ao cometer falta logo no início do segundo tempo e cumprirá suspensão na próxima rodada, quando o Vasco encarará o São Paulo, na próxima quarta-feira, em São Januário. Para celebrar a marca, o jogador atuou com uma camisa comemorativa, com o número 100 às costas. Ele chegou em 2009, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No ano passado, porém, após início de temporada ruim, acabou emprestado ao Grêmio e, depois, ao Bahia. O camisa 10 foi reintegrado em março deste ano e fez a reestreia contra o Nova Iguaçu, no último jogo da fase de grupos da Taça Rio. Na ultima partida Carlos Alberto saiu no segundo tempo e deu lugar a Marlone, que fez a estreia pelo profissional.

Corinthians O Corinthians poderá ter uma boa novidade nos próximos dias. Ainda se recuperando de uma cirurgia de hérnia inguinal, realizada no último dia 14, o zagueiro Chicão deverá voltar aos treinos com bola no Timão ainda esta semana. O atleta vem fazendo trabalhos físicos desde o início da última semana. Acompanhado por fisioterapeutas, ele participou dos alongamentos e correu em volta do campo. Apesar do retorno aos trabalhos com o restante do grupo, o camisa 3 alvinegro terá de esperar para voltar a jogar. A tendência é a de que esteja à disposição de Tite somente na próxima semana, logo após os duelos contra Flamengo e Portuguesa. Enquanto esteve fora, Chicão viu Wallace assumir a sua vaga ao lado de Paulo André. Anderson Polga, contratado no último mês, ainda não estreou. No último sábado, o camisa 15 ficou perto de atuar. Ele até treinou entre os titulares, mas como Wallace foi absolvido no STJD não foi aproveitado.

Palmeiras O elenco do Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol, após a derrota por 3 a 0 para o São Paulo no clássico do último sábado. E, diante do momento ruim, o técnico Gilson Kleina tentou usar a conversa para reanimar o elenco. Isso porque, antes da atividade, o treinador reuniu todos os jogadores e o restante da comissão e falou por cerca de 20 minutos com todos os jogadores. Na sequência, o grupo se dividiu. Enquanto uma parte realizava trabalho de reforço muscular na sala de ginástica, os outros fizeram atividade física no gramado. Depois, inverteram. No final, ainda houve rápidos exercícios de condução de bola. O elenco do Palmeiras volta a treinar na Academia de Futebol, em atividade fechada à imprensa. Na sequência, já viajará para Araraquara, local da partida da próxima quinta, contra o Coritiba.

São Paulo A quatro pontos do Vasco, quarto colocado, o discurso dos jogadores do São Paulo é apenas o da vitória. Sem cogitar outro resultado, o atacante Luis Fabiano deixou evidente a importância dos três pontos na ultima entrevista coletiva. Segundo as palavras do atacante do São Paulo: Empate também é ruim. A gente precisa dos três pontos. Ganhando, a gente aproxima. Depois tem dois jogos que são difíceis contra times da zona do rebaixamento, que você nunca sabe o que vai acontecer. Nosso jogo principal é contra o Vasco. Mesmo com dez rodadas até o final do Brasileiro, Luis Fabiano acredita que se a margem de pontos para a equipe carioca aumentar, vai ser complicado recuperá-los. Com isso, a partida é tida como uma final. Ainda nas palavras do centro avante do tricolor: Sem dúvida, é uma final. Onde não vale o empate e a derrota. Vencendo temos esperança para a Libertadores. Se perdermos, são sete pontos em nove rodadas, aí fica complicado e é natural que a gente desanime um pouco e passe a pensar só na Sul-Americana.

Santos O lateral-esquerdo Léo, que foi desfalque para o técnico Muricy Ramalho nas últimas duas partidas do Brasileirão, voltou a treinar com bola na ultima atividade e pode ser novidade para o confronto diante do Botafogo, nesta próxima quarta-feira, no Engenhão, pela 29ª rodada. O jogador de 37 anos, que foi ausência na equipe devido a dores na panturrilha esquerda, fez reforço muscular na academia por cerca de 30 minutos e logo depois participou sem restrições físicas de treino dois toques entre titulares e reservas. Quem também retorna à equipe é o volante Adriano. Ele cumpriu suspensão automática contra o Internacional, após receber terceiro cartão amarelo contra o Grêmio, no Olímpico, e está à disposição. Em contrapartida o técnico Muricy deve seguir sem poder contar com o lateral Bruno Peres. Ainda com dores na coxa esquerda, ele não trabalhou com bola neste início de semana e fez apenas exercícios de recondicionamento físico no gramado. O atacante Neymar, que está à serviço da Seleção Brasileira para os amistosos contra Iraque e Japão, dia 11 e 16, tem ausência garantida nos jogos contra Botafogo e Vasco.

Cruzeiro Mesmo tendo ido a Porto Alegre com oito jogadores pendurados com dois cartões amarelos, o Cruzeiro teve um “prejuízo pequeno”. Dos pendurados, apenas o zagueiro Léo foi amarelado na ultima partida e está suspenso para o duelo contra a Portuguesa, na próxima quarta-feira, em Varginha. Apesar disso, o time mineiro pode ter problemas para a partida seguinte. Para receber a Lusa na quarta-feira que vem, em Varginha, Borges, Ceará, Montillo, Rafael Donato, Souza, Elber, Wellington Paulista, Victorino e Wallyson estarão pendurados. Para substituir Léo, Celso Roth tem as opções de Mateus e Rafael Donato, além de Victorino. Porém, para utilizar o uruguaio, o técnico terá que abrir mão de um dos estrangeiros que vêm jogando, Montillo, Martinuccio ou Diego Arias.

Atlético Mineiro Como já era esperado, o zagueiro Réver não ficaria tão ileso assim por ter desferido uma cotovelada no paraguaio Cáceres, do Flamengo, na derrota do Atlético-MG para o Rubro-Negro, no Engenhão. A agressão do capitão do Galo foi julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e a sentença foi de quatro partidas. Como ele já cumpriu a automática contra o Grêmio, ficará de fora da equipe contra Inter, Sport e Santos. Réver poderá ter a pena reduzida se o Atlético-MG entrar com um efeito suspensivo, como já fez no caso da expulsão de Bernard no jogo contra o Cruzeiro. O departamento jurídico do Atlético-MG, fizeram a defesa do atleta alvinegro, usando como argumentação o fato de Réver ser um atleta exemplar e que sua atitude foi, primeiramente, um reflexo do soco tomado anteriormente à agressão. Com isso, o técnico Cuca já começa a trabalhar de olho na formação de uma zaga com Rafael Marques e Leonardo Silva.

Coritiba Após a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na ultima partida, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba tem a importante volta de Everton Ribeiro para a partida contra o Palmeiras, na próxima rodada do Brasileirão. O jogador cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e não pôde atuar contra a Ponte. No entanto, o jogador não fez falta, já que Robinho deu conta do recado e o time saiu vencedor do Couto Pereira. Por outro lado, os zagueiros Escudero e Demerson levaram o terceiro amarelo e estão suspensos para o jogo contra o Palmeiras. Com a vitória, o Coxa chega aos 32 pontos e segue em 16º, mas se distancia do Sport, time que abre a zona do rebaixamento com 27 pontos, que perdeu para a Portuguesa, por 5 a 1.

Paraná Clube Recuperado da contratura muscular na coxa direita que o tirou da vitória sobre o São Caetano, Douglas Packer está liberado para jogar e figura na lista de relacionados para o duelo contra o Boa Esporte, nesta próxima sexta-feira, em Minas Gerais. O fato de não ter treinado entre os titulares durante esta semana é encarado com naturalidade pelo polivalente jogador, que é volante de origem mas já atuou algumas vezes pelo Tricolor na lateral direita. Muito distante do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o objetivo atual do Paraná Clube é ampliar vantagem sobre o primeiro time da zona de rebaixamento, que é atualmente o Guaratinguetá, com 25 pontos conquistados.