Últimas do futebol brasileiro - 9 de setembro

Por Mano Thiago

flamengo

Flamengo No dia da homenagem para o meia Éverton Ribeiro pelo gol de placa diante do Flamengo pela Copa do Brasil, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 o próprio Rubro-Negro no último domingo no Mineirão, agora em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a vitória celeste foi o troco pela eliminação da Copa do Brasil deste ano. Com o resultado o time mineiro chegou aos 40 pontos conquistados e se isolou na liderança do campeonato Nacional, já o Rubro-Negro ficou com os mesmos 22 pontos somados e está cada vez mais próximo da zona de rebaixamento, o primeiro time da zona de risco é a Portuguesa que atualmente está com 19 pontos. Na próxima rodada o Cruzeiro enfrenta o Goiás na próxima quarta-feira no Serra Dourada, enquanto os comandados de Mano Menezes recebem o Santos na quinta-feira no Maracanã.

Fluminense Foi suado, mas o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, na noite do ultimo sábado no Maracanã, com o brilho do treinador e uma jovem promessa. Após um primeiro tempo em que foi inferior ao Bahia, Luxemburgo mudou o esquema e promoveu as entradas de Felipe e Biro Biro no Tricolor, as alterações surtiram efeito, o Flu ganhou em dinâmica, dominou o jogo e com oportunismo de Biro Biro, chegou à vitória após três partidas. Com o triunfo o Tricolor chegou na 15ª posição na tabela de classificação com 22 pontos conquistados e se afastou da zona de rebaixamento, por sua vez o time baiano ficou estagnado com 23 pontos somados e agora está apenas uma posição a frente do Fluminense. Na próxima rodada o Flu encara o Atlético-PR na próxima quarta-feira no Durival de Britto, no mesmo dia o Bahia recebe o Criciúma na Arena Fonte Nova.

Botafogo Foi na base da raça, com muita luta e disposição e principalmente superação, com sete jogadores como desfalques, o Botafogo foi a Santa Catarina na noite do ultimo domingo. De virada com gols do jovem meia Octávio e o atacante Elias, venceu o Criciúma por 2 a 1 no Heriberto Hülse. Com o resultado a equipe do treinador Oswaldo de Oliveira chegou aos 36 pontos conquistados e fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na vice-liderança, já os catarinenses desceram uma posição e estão na 11ª colocação na tabela de classificação com 23 pontos conquistados. Na próxima rodada que abre o segundo turno do Brasileirão, o Botafogo recebe o Corinthians na próxima quarta-feira no Maracanã, enquanto o Criciúma encara o Bahia também na quarta-feira na Fonte Nova.

Vasco Numa partida fria e sem emoção para os espectadores, Vasco e Atlético-PR empataram em 0 a 0 no ultimo domingo em São Januário, embalado por uma sequência de 11 partidas sem derrotas, o Furacão teve as melhores chances de abrir o placar, mas acabou parado pela defesa cruz-maltina ou esbarrou na falta de sorte dos atacantes. Com o resultado no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro caiu para a quarta posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e o Cruz-Maltino permaneceu em décimo lugar. Agora as duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, o Vasco enfrenta a Portuguesa no Canindé, enquanto o Atlético-PR recebe o Fluminense no Durival de Britto.

Corinthians O torcedor corintiano já contava com a vitória sobre o Náutico na tarde do ultimo domingo para o time se aproximar do G4, mas com oito titulares fora, os comandados de Tite ficaram no empate sem gols no Pacaembu com o lanterna da competição Nacional. Assim o Timão perde a chance de encostar nos líderes e os pernambucanos ainda amargam a última colocação com míseros nove pontos conquistados. Com Emerson e Douglas suspensos, Guilherme, Renato Augusto, Cássio e Fábio Santos machucados, e Pato e Guerrero com as seleções de Brasil e Peru, o técnico Tite viu sua equipe não se encontrar em campo no primeiro tempo, o Corinthians até tinha mais a posse de bola, mas os seguidos erros de passe na armação das jogadas e na chegada da área rival fizeram com que o torcedor tivesse que se contentar com as poucas chances de gol. Na próxima rodada a primeira do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Timão irá até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo na quarta-feira no Maracanã, no mesmo dia o Timbu receberá o Grêmio na Arena Pernambuco.

Palmeiras Mesmo sem ser brilhante o Palmeiras mostrou sua força e venceu o Atlético-GO por 3 a 1, dando um bico no jejum que já durava quatro partidas sem vitoria. O centroavante Alan Kardec precisou apenas dos 15 minutos iniciais para marcar duas vezes, o outro gol palmeirense que foi um baita golaço, foi marcado pelo atacante Leandro no segundo tempo, Ricardo de Jesus já nos minutos finais descontou para a equipe da casa em Itumbiara. O resultado manteve o Verdão na liderança isolada da competição com 45 pontos conquistados e o Dragão segue na zona do rebaixamento com 20 pontos somados. Na próxima rodada a segunda do turno final, a equipe alviverde enfrenta o Asa-AL na próxima terça-feira no Pacaembu, no mesmo dia o Atlético-GO pega o Joinville-SC em Santa Catarina.

São Paulo Alex definitivamente não vai muito com a cara dos são-paulinos, em 2002 o meia foi o algoz do Tricolor ao marcar um golaço com direito a chapéu em Rogério Ceni no Morumbi pelo torneio Rio-São Paulo. Quase 11 anos depois, após retornar ao Brasil o maestro reafirmou a condição de carrasco, no ultimo domingo o camisa 10 do Coritiba fez os dois gols da equipe na vitória por 2 a 0 sobre o clube paulista pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado o São Paulo encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na zona do rebaixamento com 18 pontos conquistados, agora no segundo turno terá de fazer muito mais para evitar o primeiro rebaixamento de sua história, já o Coritiba deu fim aos seis jogos sem vitória e chega aos 28 pontos somados. Na primeira rodada do segundo turno, as duas equipes irão jogar no mesmo dia, no estádio do Morumbi o São Paulo receberá a Ponte Preta na próxima quinta-feira, já o Coritiba irá encarar o Atlético-MG no Independência.

Santos Com gol do atacante Thiago Ribeiro, o Peixe superou o Goiás por 1 a 0 no ultimo sábado na Vila Belmiro, após um primeiro tempo ruim e com os esmeraldinos mais perto de abrir o placar, o treinador Claudinei Oliveira promoveu a entrada de Renato Abreu que fez seu primeiro jogo pelo novo clube e participou bem do lance que deu a vitória ao alvinegro. Com o triunfo o Santos chegou a 25 pontos conquistados e pulou para a nona colocação na tabela do Brasileirão, de quebra a equipe provou mais uma vez sua força em seu estádio, onde não perde há mais de um ano. Agora o Santos enfrentará uma maratona de jogos no Campeonato Brasileiro, na terça-feira viaja a Novo Hamburgo para enfrentar o Internacional em jogo adiado ainda do primeiro turno, dois dias depois vai ao Rio de Janeiro visitar o Flamengo no Maracanã na abertura do returno. No próximo domingo enfim encerra a sequência de três jogos em seis dias contra o Botafogo na Vila Belmiro, já o Goiás recebe o Cruzeiro no Serra Dourada na próxima quarta-feira.

Portuguesa Na briga pela ponta do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu a Portuguesa na noite do ultimo sábado na Arena em um jogo marcado por confusão no segundo tempo. O Tricolor gaúcho saiu ganhando, cedeu o empate, mas conseguiu um gol no final da partida em pênalti polêmico e fez 3 a 2 em cima da Lusa, que terminou a partida com dois jogadores a menos, Barcos, Zé Roberto e Kleber Gladiador marcaram para os gaúchos, enquanto Rhodolfo, contra e o lateral Luís Ricardo descontaram. Com a vitória sobre a Lusa, o Grêmio chegou aos 34 pontos conquistados. Na próxima rodada o Grêmio pega o Náutico na próxima quarta-feira na Arena Pernambuco, já a Portuguesa entra em campo novamente no mesmo dia contra o Vasco da Gama no Canindé.