Um brasileiro por trás do Festival de Animação de Miami
A conferência é a única desse tipo em Miami e tem foco em animação, filmes e jogos. No passado, contou, por exemplo, com palestrantes como Hans Donner, conhecido por suas premiadas aberturas de programas da TV Globo e Bill Buckley, da Neversoft Entertainment, criador do jogo Guitar Hero.
Alunos poderão se inscrever com seus trabalhos de animação, que podem ser feitos em grupo, para serem julgados por um comitê de animadores de estúdios como Disney, Microsoft, Universal Studios, entre outas. O comitê é composto por 15 renomados profissionais, que também darão palestras ao longo da conferência. O prêmio para o aluno vencedor do concurso é um estágio em um dos estúdios em Los Angeles. Ou seja, Maurício encontrou uma forma de premiar o melhor trabalho com um incentivo profissional que pode mudar a vida de um aluno. Existe também a categoria para a inscrição de profissionais.
“A Conferência foi feita com a finalidade se ser um fórum para a troca de ideias e informações com um forte compromisso e ênfase na educação e revelação de novos talentos”, diz Gema Naredo, da comissão organizadora do evento.
Durante a conferência, que será nos dias 20 e 21 de outubro, haverá o The Pitch of the Industry, onde alunos têm que vender a ideia de filmes em 10 minutos, uma feira de emprego e revisão de portfólio. Em paralelo, haverá também um festival de animação, o MIA Animation Festival, no dia 20 de outubro, na Cinemateca de Miami Beach.
Já no primeiro ano, Maurício logo sentiu o sucesso do evento, que virou uma conferência onde pessoas que trabalham e estudam animação
O idealizador diz que o evento deste ano irá fazer com que decidam se ele será anual ou a cada dois anos. “A comunidade de animação em Miami não é muito grande, por isso talvez seja melhor fazermos de dois em dois anos, trazendo pessoas de fora”, avalia. Mesmo assim, o evento se mostrou tão importante, logo no primeiro ano, que ele encontrou com 15 brasileiros que vieram do Brasil para a conferência. “Saiu até matéria no Brasil sobre o evento e eu nem sabia”, conta.
A Miami International University of Art & Design, a única universidade com curso de animação em Miami, será a anfitriã da conferência, e está contando com a participação de alunos de todas as outras escolas da região, como Art Institute, em Fort Lauderdale, da Flórida State University, Jacksonville, DMAC, em Boca Raton, e Ringling School of Arts, em Sarasota. O evento é aberto para qualquer aluno de qualquer universidade, na categoria de alunos.
O custa é de $15 dólares para submeter um trabalho no festival, e o preço para participar da conferência é $120 dólares, se o registro for feito até dia 31 de julho, e $180 dólares até outubro. Além do voto do júri, trabalhos também receberão votos através do site do evento. Para mias informações sobre a MiaAnimation, acesse o site: miaanimation.com. A Miami University of Art and Design fica no seguinte endereço: 1501 Biscayne Boulevard, Suite 100, Miami, FL 33132.
