Um dos maiores lideres terrorista é morto no Iraque.

Por Gazeta Admininstrator

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, anunciou nesta quinta-feira(8), a morte do líder do grupo terrorista Al Qaeda no país, o jordaniano foragido Abu Musab al Zarqawi.

Ele foi morto em sua residência após ataque aéreo das forças norte-americanas na cidade de Baquba, da Província de Diala, cerca de 65 quilômetros a nordeste de Bagdá.

De acordo com o governo, essa mesma ofensiva militar matou outras 7 pessoas, todas ligadas a Zarqawi.

Maliki divulgou para todo o mundo a morte do líder sunita em uma entrevista coletiva, ao lado do embaixador norte-americano no Iraque, Zalmay Jalilzahed. A constatação da morte do líder sunita foi recebida com entusiamos.

Líder da Al Qaeda no Iraque, o terrorista vulgou no início uma gravação de áudio em que pediu à comunidade iraquiana que ignorasse os pedidos de reconciliação e que continue combatendo os xiitas e a ocupação americana.

Os rebeldes sunitas seguidores de Al Zarqawi foram responsáveis por alguns dos ataques suicidas mais sangrentos do Iraque, que tiveram como alvos na maioria das vezes cidadãos xiitas e mesquitas desta facção, em uma tentativa de iniciar uma guerra civil.