Um em cada sete trabalhadores mexicanos vive nos EUA

Por Gazeta Admininstrator

Um em cada sete trabalhadores mexicanos deixou seu país e está trabalhando nos EUA, revelou um estudo sobre imigração divulgado na terça-feira(5).

Há mais de 7 milhões de pessoas de origem mexicana integrando, neste ano, a força de trabalho dos EUA, ou 2 milhões a mais do que a cifra registrada seis anos antes, afirmou a autora do relatório, Jeanne Batalova, do Instituto de Políticas Migratórias, um centro de estudos de Washington.

Segundo Batalova, o aumento nesse número deve-se a motivos econômicos, já que vários mexicanos dirigem-se ao país vizinho em busca de uma vida melhor.

Cerca de 9,4 por cento das pessoas nascidas no México viviam nos EUA em 2005, segundo revelou o relatório. Nesse mesmo ano, 14 por cento dos trabalhadores mexicanos trabalhavam no território norte-americano, comparado com 2,5 por cento dos canadenses.

Com base em dados fornecidos pelo censo norte-americano a respeito do ano de 2006, Batalova descobriu que os mexicanos somam mais de um terço dos 22,6 milhões de trabalhadores estrangeiros presentes nos EUA, ou quase 5 por cento do total da força de trabalho civil.

Mais de 11 milhões de imigrantes ilegais, a maior parte deles do México, vivem nos EUA, segundo o Pew Hispanic Center, outro instituto de pesquisa com sede em Washington e dedicado a analisar as tendências migratórias.