Há tempos que acompanhamos o movimento dos brasileiros nos Estados Unidos. São levas de turistas, pequenos empresários, imigrantes indocumentados, investidores. Esta semana, foi destacado o papel que empresas grandes brasileiras têm desempenhado no sul da Flórida. E em uma maré de altos e baixos financeiros desde a recessão nos Estados Unidos, essas empresas foram na contramão da crise financeira mundial em 2008, aproveitando o “boom” brasileiro para “diversificar o risco”, e não permanecer somente no Brasil.
Eis um novo capítulo dos brasileiros no exterior: assim como crescemos vendo lojas do McDonalds se expandindo por todo o Brasil, vemos agora, cada vez com mais frequência, lojas que expandem o arroz e feijão e pão de queijo mundo afora. Investimentos que geram emprego e, de certa forma, ajudam a mostrar o papel da imigração e diversidade nos Estados Unidos. Mesmo com exemplos claros como este e de outras grandes empresas de diversas nacionalidades se firmando pelo país, ainda não houve um consenso político sobre a necessidade da reforma imigratória. Esta semana, o “New York Times” revelou que o presidente Barack Obama tem feito reuniões a portas fechadas para traçar o plano de ação da Ordem Executiva, a ser anunciada em algum momento nesse segundo semestre, possivelmente antes do término do verão. O que muitos se perguntam é quantos dos mais de 11 milhões de imigrantes que terão sorte o suficiente para serem beneficiados com um possível adiamento de deportações. Obama tem feito reuniões com pelo menos 20 grupos diferentes para discutir e traçar um plano, segundo o New York Times”.
Mudando agora o foco para o Brasil, esta semana, foi confirmada a candidatura de Marina Silva para a presidência da república do PSB, depois que uma tragédia de avião acabou com a vida do então candidato Eduardo Campos. Veremos, nos próximos dias, se sua campanha continuará com a força que parece ter ganhado nos dias após a tragédia, na qual pesquisas indicaram um empate técnico com o candidato do PSDB, Aécio Neves. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, permanece na frente nas pesquisas.
Esta tragédia com o avião de Eduardo Campos também levou a vida de mais seis pessoas, entre assessores e fotógrafos. A história do copiloto comoveu a comove a comunidade brasileira dos Estados Unidos. O mineiro de Governador Valadares, Geraldo Magela Barbosa da Cunha foi, como todos nós, um imigrante que chegou aos Estados Unidos com um sonho que conseguiu cumprir. Ele aprendeu aviação nos na terra do Tio Sam