Ônibus de indocumentados chega à Carolina do Norte para pressionar Obama

Por Gazeta News

3 undocubus

Um ônibus lotado de imigrantes indocumentados, que conseguiu atravessar do Arizona até Charlotte, na Carolina do Norte, chegou à cidade na data prevista: o dia 2 de setembro, início da Convenção Democrata, para tratar de um tema nada confortável aos candidatos às eleições presidenciais: reforma imigratória.

O ônibus dos anos 70 chama a atenção à frase que traz estampada: “Sin Papeles, Sin Miedo” (Sem papéis, sem medo) e traz imigrantes de todas idades com uma coisa em comum: sair da ilegalidade e pressionar autoridades a tomar uma decisão real do que fazer com os imigrantes indocumentados nos Estados Unidos.

Mesmo depois que a Suprema Corte dos EUA invalidou, em julho deste ano, partes da dura lei do Arizona contra indocumentados, pouco mudou realmente para os indocumentados – com exceção dos jovens que foram enquadrados no “Deferred Action” do presidente Barack Obama, que qualificaria 1,7 milhões de jovens. Mas e os outros 9 milhões de imigrantes que vivem no país ilegalmente e continuam convivendo com o terror da deportação?

María Cruz e os outros passageiros no ônibus esperam encurralar o presidente Barack Obama na Carolina do Norte e forçá-lo pelo menos a reconhecer que eles também precisam de uma solução, motivo pelo qual estão saindo às ruas e mostrando as caras.

“Agora temos de convencer Obama a honrar a promessa que fez” disse María Cruz ao “New York Times”, referindo-se à proposta do presidente de reformar a política de imigração. “Ele contou com o voto do imigrante, com o voto latino, para eleger-se, e vai precisar do voto latino para a reeleição”.