Um panorama sobre a reforma imigratória

Por Gazeta News

020713_hn_rubio_640

Queria esclarecer um pouco sobre os acontecimentos em relação à reforma imigratória à comunidade brasileira, que é muitas vezes pouco informada ou mal informada. O ano começou com a euforia e otimismo de “já ganhou”, mas o apoio da comunidade é importante para que o projeto de lei siga adiante. A política por trás A reforma é algo tão popular que tem o unânime apoio e o lobby dos sindicatos e das grandes multinacionais (Facebook, Google, U.S. Chamber of Commerce), de associações de xerifes e universidades, da igreja católica e de associações evangélicas nacionais e, o mais importante, o apoio de 74% da população americana. Nunca houve, e raramente haverá, uma coalizão tão grande e diversa como essa em apoio à reforma imigratória.

O congressista, Luis Gutierrez, de Chicago, que tem lutado arduamente pela reforma por anos e anos, disse recentemente que ele conhece entre 40 e 50 republicanos que votariam em favor, que junto com os 200 democratas na Câmara, facilmente daria uma maioria (de 218 votos). Então porque não passaram a lei que foi aprovada pelo Senado? O líder da Câmara, o deputado republicano John Boehner, disse que não deixará nenhuma legislação vir a ser votada na Câmara sem a maioria a favor. Essa maioria são os republicanos, que controlam 235 dos 435 votos. Isso não é democrático, isso não é certo de modo algum. Mas, ele sabe bem que se não fizer isso, o seu posto de líder da Câmara seria ameaçado.

Duas forças opostas lutam contra si em um só partido. Os senadores republicanos querem algo, pois sabem que, sem legislação, o partido republicano deixará de existir antes do fim da década. Os republicanos da Câmara dos Deputados estão em distritos desenhados por políticos do legislativo estadual a cada década, de acordo com o Census. Distritos Republicanos raramente tem grandes números de imigrantes ou latinos.

E eis a situação em que estamos. No início do ano, diria que a reforma seria uma questão de tempo, mais de 90% de chance de passar tranquilo. Mas a cada dia há indicações que os republicanos da Câmara realmente podem optar por não fazerem nada, sem se importarem com o futuro do próprio partido. Na última semana, em uma declaração, o deputado republicano Bob Goodlatte, que controla o Comitê Judiciário da Câmara, disse que não aceitaria qualquer proposta que teria um caminho a cidadania para imigrantes.

Que isso não sirva para amedrontar ninguém, mas como sinal de alerta. Nossa comunidade tem que se mover. Faça algo, qualquer coisa, não importa o seu status legal. Batalhas sociais nunca foram ganhas com os braços cruzados.

Uma coisa simples é ligar para o senador Marco Rubio. Agradecer a ele por seu apoio, mas pedir que coloque pressão em seus colegas na Câmara. Aqui está um script e o número do escritório dele:

Marco Rubio: (305) 418-8553 “Hi my name is _____. I want to thank Senator Rubio for his support in the Senate for immigration reform this year. I ask that he strongly encourages his colleagues in the House to support immigration reform with a pathway to citizenship this year. Thank you”.