Uma das lições da quarentena: É preciso viver um dia de cada vez

Por Samantha Di Khali

child-1073638_1920-800x534
A quarentena tem provocado mudanças na rotina e nem sempre é fácil lidar com isso. Mesmo acompanhados dos filhos, muitos pais e mães sofrem com a incerteza quanto ao futuro. Selecionei algumas dicas de pais e especialistas para amenizar os sentimentos negativos nesse momento. Quem puder, #Fiqueemcasa.
    • Investir em tempo de qualidade com as crianças fortalece o vínculo entre a família e provoca bem-estar, aumentando a sensação de apoio e companheirismo. É importante dedicar um período do dia de total atenção aos pequenos. Alguns livros e atividades, disponíveis na internet ou sugeridos pela própria escola, são uma excelente maneira de fazer isso. De quebra, os pais ainda relaxam a mente com outros assuntos além do coronavírus.
    • Crie um grupo virtual de pais e mães para compartilhar experiências. Muitas vezes, tudo que a gente precisa para acalmar a mente, é uma conversa franca com outro adulto que está passando por uma situação parecida.
    • Se você sente falta do clima da academia, crie metas semanais de treinos com amigos ou familiares, como fazer determinado número de polichinelos, flexões e abdominais, e compartilhe o progresso de maneira virtual. É um bom incentivo para se manter em movimento.
    • Uma das maneiras de recuperar o sentimento de estar perto mesmo estando longe, é ajudando, da maneira que for possível, quem é mais vulnerável. Você pode se oferecer para fazer as compras do mês para aquela vizinha idosa que vive sozinha ou fazer uma doação para os hospitais que estão trabalhando no combate ao vírus. Envolver as crianças no processo é uma preciosa lição para o futuro.
    • Se você e as crianças já estão morrendo de saudades dos avós, que tal criar um presente artesanal para entregar a eles no fim da quarentena, vale criar um potinho de desejos com tudo o que a família quer fazer no fim da quarentena. Quando tudo isso acabar, e tenha certeza que vai acabar essa será a lista de desejos e vamos realizar um a um.
    • Não fazer nada também está tudo bem. E não se culpe por aqueles momentos em que você não tem vontade de fazer uma atividade física, ler notícias, inventar uma brincadeira com os filhos, ler um livro... Deitar na cama e observar a respiração, olhar para fora da janela e ver a vizinhança e como as casas mais cheias também são boas maneiras de se sentir parte do universo e ver que todos estamos juntos nesse momento.