Uma nova chance para a Argentina

Por Marcelo Mello

Mauricio-Macri
[caption id="attachment_99749" align="alignleft" width="300"] Mauricio Macri[/caption]

Fiquei muito feliz com a vitória do candidato Mauricio Macri na Argentina. Sua visão de negócios é realmente boa, progressista, pouco nacionalista, ainda que entenda que o nacionalismo pode ser bom se observado a partir da ótica do orgulho. Mais ou menos como acontece aqui, nos Estados Unidos. Já vi diversas vezes a Argentina afundar e se reerguer. Lembro bem que na década de 80 houve uma debandada de empresas que levaram o país à bancarrota. Sem falar daquela guerra das Malvinas, uma bobagem que custou caro, além de vidas.

Fui durante anos, no Brasil, consultor da Louis Vuitton e vi de perto quando eles, recentemente, abandonaram suas operações na Argentina. Apesar de saber que o abismo entre a classe menos favorecida e a mais favorecida é bem grande, houve, sim, um retrocesso também para os ricos. Isso fez com que outras grandes marcas abandonassem o país. Pode não ser impactante para a economia, mas tem forte impacto na imagem de um país.

A classe média foi se desintegrando e, para o mundo dos negócios, nada mais devastador do que perder a classe que normalmente sustenta toda a engrenagem. Mas isso vai mudar e creio que um país com uma população não tão grande e culturalmente bem mais esclarecida do que os brasileiros, por exemplo, conseguirá se recuperar rapidamente.

Podem apostar, as grandes empresas vão começar a olhar para a Argentina com outros olhos. Seu novo presidente anunciou durante a campanha que acionará uma cláusula da falida Unasul que diz que os países que compõe o bloco têm que ser democráticos, ele pedirá a saída da Venezuela por ser uma ditadura.

Na verdade, fazendo uma análise bem simples, entendo que ele fará isso para ter uma bela desculpa para tirar o seu país desse bloco inútil. Como as outras republiquetas das bananas vão recusar seu pedido, ele poderá cair fora. Creio ser uma estratégia genial. De fora desse bloco de sem vergonhas, poderá se reaproximar dos Estados Unidos e do recém-criado Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico, ainda que a Argentina nem seja banhada por este oceano. Mauricio Macri já sinalizou nesse sentido.

De qualquer modo, fazendo ou não parte desse importante acordo comercial, vejo um futuro melhor para todos os argentinos. Isso me agrada demais porque nunca caí nessa besteira de rivalidade entre nosso país e o deles. Deixo isso para os tolos que entendem que o futebol seja a coisa mais importante do mundo. Eu admiro demais aquele país e seu povo.

As oportunidades vão surgir aos montes. A Argentina está quebrada e isso vai obrigar a população a reconstruir seu país novamente. E eles vão. Para os brasileiros que não aguentam mais a ditadura do PT, surge aí uma chance de empreender no país vizinho. Basta ir ao consulado e solicitar a mudança. Simples e interessante. Sei de muita gente que quer sair do Brasil e não consegue vistos nem residência em outros países civilizados.

Apostem, a Argentina será rapidamente inserida nesse contexto. Parabéns a todos os hermanos por terem estancado o crescimento da burrice.