União Européia pede reação global à gripe aviária

Por Gazeta Admininstrator

A possibilidade de uma epidemia de gripe aviária é uma ameaça global que exige uma resposta internacional coordenada, afirmaram nesta terça-feira ministros das Relações Exteriores dos países da União Européia.
A declaração foi divulgada em um comunicado após uma reunião entre os ministros do bloco em Luxemburgo. Nesta segunda-feira, a Grécia confirmou o primeiro caso de gripe aviária registrado na União Européia.

Apesar do tom de preocupação, o comissário de saúde da União Européia, Markus Kyprianou, disse que a presença da gripe aviária na Europa não significa que haverá uma epidemia de gripe humana.

Kyprianou afirmou, no entanto, que a União Européia não pode se proteger sozinha. "Há a necessidade de ação internacional e solidariedade internacional com os países da Ásia", declarou.

Remédios

O comissário europeu também recomendou que os governos do bloco armazenem estoques do remédio antiviral Tamiflu, considerado a arma mais efetiva contra a gripe aviária.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu, no entanto, que as pessoas não comprem remédios contra gripe influenciadas pelo medo de uma epidemia.

"Por enquanto, a OMS não aconselha que indivíduos façam estoques desse remédio por motivo algum", afirma Michael Ryan, funcionário da organização.

O vírus mortal H5N1 foi encontrado em aves na Romênia e na Turquia na semana passada. A Grécia ainda não confirmou se o caso de gripe aviária no país foi provocado pelo H5N1.

A Macedônia enviou para testes na Grã-Bretanha amostras de um frango que pode ter morrido por causa de um vírus do mesmo tipo. O H5N1 já causou a morte de mais de 60 pessoas no Sudeste Asiático desde 2003.

Cientistas alertam que o H5N1 pode causar uma epidemia letal se sofrer uma mutação e se transformar em um vírus capaz de passar de uma pessoa para outra. Muitos especialistas afirmam, no entanto, que o risco ainda é baixo.