Usando a linguagem corporal a seu favor

Por Cristina Felix

A linguagem corporal transmite nossas emoções e sensações através do tom de voz, do nosso modo de andar, da postura e dos gestos. Uma linguagem corporal adequada facilita as relações e comunicações no trabalho, na vida pessoal e nos negócios. Ela reflete o conceito que as pessoas têm de si mesmas. Precisamos estar sempre atentos a estas ações não-verbais:

1. Olhar: sendo um dos pontos chaves na linguagem corporal, podemos dizer muito o que estamos sentindo no momento. Devemos procurar manter um contato visual constante, pois transmite confiança e segurança. Por outro lado, quando evitamos constantemente, podemos estar demonstrando desinteresse, mentira ou dissimulação. Quando estivermos em um grupo pequeno, devemos manter contato com todos presentes.

2. Postura: a boa postura demonstra sua autoconfiança. Como um desfile de misses ou de moda, a postura dos envolvidos é fundamental para o sucesso pessoal. Se andarmos ou postamos de cabeça baixa, ombros caídos, transmitiremos falta de confiança em nós mesmos e timidez. Porém, ao contrário, se mantemos nossa cabeça erguida, ombros retos, com certeza estaremos demonstrando segurança em qualquer situação. Mesmo quando estamos sentados devemos manter nossa boa postura. Mãos nos bolsos e braços cruzados, muitas vezes, são considerados gestos deselegantes, dependendo onde estamos e com quem conversamos. Uma outra coisa que devemos evitar é passar a mão no cabelo constantemente, pois isto demonstra insegurança e carência afetiva.

3. Mãos: algumas pessoas falam com as mãos, estão sempre gesticulando, já outras ficam com as mãos grudadas do lado do corpo. Ou seja, a maioria não sabe o que fazer com as mãos enquanto estão falando. Nossos gestos com elas podem demonstrar sucesso, algumas vezes agressividade e, também, seu sentido. Precisamos estar atentos e controlar os movimentos das nossas mãos. Na hora de cumprimentar alguém, devemos fazer de uma forma firme, sem exagerar, pois estamos demonstrando confiança e sinceridade.

4. Expressão Facial: expressões faciais são cruciais em nossa linguagem corporal. Sorrir um sorriso verdadeiro é magico e sempre positivo. Um bom sorriso é bom para nós mesmos e para os outros. Quando sorrimos para alguém, sempre receberemos um de volta. É como diz o ditado: “Sorria para o mundo e ele sorrirá para você”. Por outro lado, quando o sorriso é forçado, estamos praticamente dizendo que não toleramos a outra pessoa. Ao franzirmos a testa, estaremos demonstrando que discordamos de algo ou que estamos com raiva. Mas, também, pode sugerir que estamos pensando e concentrados no momento. Portanto, não podemos deixar nossa expressão facial expor mais do que gostaríamos.

5. Voz: ela pode transmitir muito a nossa característica. Quando temos um ritmo de voz acelerado, ela geralmente dá uma ideia de que somos ansiosos. Por isto, o ideal é que mantenhamos um tom de voz calmo e constante. Devemos manter nosso tom de voz num volume agradável a todos, seja para uma pessoa ou para um grupo de ouvintes. Palavrões deverão ser evitados ao máximo, pois poderão significar que não temos um certo respeito com quem está presente.

6. Aparência: a primeira impressão é criada no momento em que nos apresentamos em público. A aparência reflete o respeito que temos por nós mesmos e para um determinado momento. Portanto, é necessário que tenhamos cuidado na hora que escolhemos o que vamos usar, para estarmos devidamente dentro dos padrões pré-estabelecidos. Cabelo, unha e maquiagem (quando necessário) também são importantes. Enfim, uma aparência agradável aos olhos.