USCIS reabrirá escritórios de imigração no dia 4 de junho

Por Arlaine Castro

USCIS reuters Keith Bedford
A maioria dos serviços regulares de imigração nos Estados Unidos será retomada em 4 de junho, próxima quinta-feira, quando os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) reabrirão alguns escritórios de campo e retomarão os serviços pessoais de rotina que foram suspensos em 18 de março devido à pandemia de coronavírus. "A partir de 4 de junho de 2020, alguns escritórios de campo e de asilos do USCIS retomarão os serviços presenciais não emergenciais ao público. Os outros centros de suporte retomarão os serviços posteriormente. O USCIS adotou precauções para impedir a propagação do COVID-19 em instalações reabertas", informou a agência em nota.

USCIS muda critério do visto EB-5 que pode beneficiar brasileiros

A agência disse que seguirá os protocolos de saúde dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para proteger sua equipe e a comunidade de imigrantes. Portanto, os procedimentos de imigração nas instalações do USCIS não serão mais como eram antes da pandemia. À medida que os serviços são restaurados, a agência do Departamento de Segurança Interna planeja reduzir o número de consultas e entrevistas para garantir regras de distanciamento social, deixando mais tempo para tarefas de limpeza e reduzindo a ocupação de salas de espera. Os visitantes não podem entrar nas instalações do USCIS se:
  • Estiverem com algum sintoma de COVID-19, incluindo tosse, febre ou dificuldade em respirar;
  • Estiveram em contato próximo com alguém conhecido ou suspeito de ter COVID-19 nos últimos 14 dias;
  • Foram direcionados individualmente à auto-quarentena ou auto-isolamento por um profissional de saúde ou funcionário de saúde pública nos últimos 14 dias;
  • Os visitantes não podem entrar na instalação mais de 15 minutos antes da hora marcada (30 minutos para cerimônias de naturalização).
Cerimônias de naturalização Devido à pandemia, as cerimônias de naturalização serão realizadas de forma individual e mais rápida.  A agência pede ainda que os solicitantes usem coberturas faciais que cubram a boca e o nariz ao entrar nas instalações. Se eles não tiverem uma máscara, o USCIS poderá fornecer ou o visitante será solicitado a reagendar sua consulta. Vai depender do escritório, informou o USCIS.