Uso de drone municiado com armas letais é discutido nos EUA

Por Gazeta News

drones
[caption id="attachment_141143" align="alignleft" width="300"] Em alguns estados, a polícia usa drones com câmeras no combate ao crime. Foto: divulgação[/caption]

Deputados estaduais de Connecticut estão discutindo aprovar uma lei que regulamente o uso de drones, pela polícia, equipados com armas letais. A legislação restringiria o uso por civis, mas daria aos agentes de segurança autorização para uso em situações de "emergência", ou ainda se tivessem um mandato para isso.

Segundo o texto, a polícia precisaria reportar anualmente quantas vezes (e em quais casos) os drones foram usados, desenvolver leis e regras específicas para sua operação, e oferecer treinamento aos oficiais encarregados do trabalho. John Kissel, do Partido Republicano, frisou que esse uso seria "para circunstâncias muito limitadas".

O deputado, que participou do comitê especial que aprovou a lei e enviou-a ao plenário, imagina que ela possa ser útil em casos de sequestro ou em tiroteios de escola. A polícia do estado começou neste ano a usar drones - mas apenas com câmeras.

O estado da Dakota do Norte permite o uso, pela polícia, de drones equipados com armas não-letais. Os estados do Maine e Virginia proíbem a polícia de usar drones armados, e outros cinco estados proíbem totalmente o uso de drones armados.

A proposta, claro, causou preocupação à população do estado. O diretor da União Americana pelas Liberdades Civis no estado, David McGuire, considerou que a aprovação da lei colocaria muitas vidas em risco. "É muito preocupante e ultrajante que isso esteja sendo discutido no nosso estado. (...) Nós não estamos em guerra", comentou.

Representantes da NAACP (Associação Nacional Para o Progresso de Pessoas de Cor), também se opuseram à lei. "Nós temos imensa preocupação de que eles [os policiais] usem essa tecnologia para abusar de nossas comunidades", disse o presidente estadual da NAACP, Scot X. Esdaile.

Com informações da CBS News e AFP.