Uso de remédios para dentição pode ter causado morte de 10 crianças nos EUA

Por Gazeta News

crianca-denticao-foto-beautysmuse-site

A Academia Americana de Pediatria aconselha que produtos com benzocaína ou beladona sejam evitados pelo seu potencial de causar efeitos colaterais. Outra complicação é que os bebês engolem parte do comprimido ou gel junto com a saliva, deixando a garganta anestesiada, o que pode causar sensação ruim, engasgo, dificuldade de engolir, aspiração de alimentos para as vias respiratórias e até problemas para respirar. A empresa Hyland’s anunciou nesta semana que vai parar de distribuir esses produtos nos Estados Unidos.

Em 2010 a agência já tinha emitido um alerta de segurança para esses produtos que apresentaram quantidades inconsistentes de beladona, uma planta medicinal que pode ser tóxica dependendo da quantidade. Naquela ocasião, a empresa distribuidora, Hyland’s, fez um recall.

No Brasil, os produtos homeopáticos para esse fim são feitos com camomila (matricaria chamomilla). “Eu não aconselho o uso desses produtos”, diz o pediatra neonatologista Nelson Ejzenbaum, da Sociedade Brasileira de Pediatria. “É expor as crianças a riscos desnecessários. É melhor tratar com estímulos. Massagem na gengiva e uso de mordedores gelados são mais indicados e seguros", completa.

Com informações da Crescer e CNN.