Usuários do WhatsApp já relatam paralização do aplicativo

Por Gazeta News

whatsapp

Usuários já relatam, através das redes sociais, a paralização do aplicativo WhatsApp desde as 14 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira.

A Justiça de Sergipe mandou as maiores operadoras de telefonia do país bloquearem o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp por 72 horas.

A multa para as empresas em caso de descumprimento é de R$ 500 mil. Segundo o Sinditelebrasil, sindicato das operadoras, todas as empresas – TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel -- foram notificadas e cumprirão a intimação judicial.

A decisão é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, no Sergipe. O magistrado atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público.

O bloqueio foi pedido porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu uma decisão judicial anterior de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. A recusa já havia resultado na prisão do presidente do Facebook para a América Latina em março deste ano.

Em dezembro, o WhatsApp havia sido bloqueado no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal. Na ocasião, as operadoras receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não chegou a durar 48 horas.

O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o aplicativo por ter se recusado a cumprir determinações de quebra de sigilo de dados trocados entre investigados criminais. Com informações do G1 e Folha de São Paulo.