Vacas sagradas - Linha Direta

Por Cleida Cruz

McDonalds_deli

O McDonald’s abrirá em 2013 seus primeiros restaurantes vegetarianos no mundo e escolheu a Índia para isso. O Financial Times publicou que as lojas serão erguidas em centros de peregrinação como parte de uma estratégia para expandir em um mercado em que vacas são sagradas e a porcentagem de vegetarianos é alta. O primeiro restaurante ficará na cidade de Amritsar, no estado de Punjabe, local do Templo Dourado, um dos mais importantes lugares de culto do Siquismo. Outro, será próximo a Vaishno Devi Mandir, um local de peregrinação hindu que atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos.

Bullying nas empresas Pelo menos 35% dos profissionais nas empresas dos Estados Unidos dizem que já foram vítimas de bullying. Uma pesquisa feita pela consultoria Harris Interactive indica um crescimento no índice onde as pessoas passam por esse tipo de situação constrangedora. O índice havia sido de 27% no ano passado. O levantamento aponta que 16% desses profissionais sofreram problemas de saúde por causa do bullying e que 17% decidiram deixar o emprego para escapar da situação.

Falsas acusações Um dos principais problemas do bullying apontado por 42% dos funcionários vítimas desse tipo de prática, é ser acusado falsamente por erros que não cometeram. Depois aparecem ser ignorado (39%) e ser tratado de forma diferente em relação aos colegas. Outros 33% afirmaram serem criticados constantemente. Isso demonstra que essas situações podem ter um impacto significativo não só no indivíduo, mas também no desempenho da própria empresa.

Carreira As empresas iniciantes de base tecnológica se tornaram uma opção atraente para a construção da carreira profissional, e uma escola nos Estados Unidos aberta recentemente está tentando preparar jovens para o trabalho nesse tipo de empresa. Trata-se da Boston Start-up School, que formou sua primeira turma neste mês e propõe um programa de seis semanas em que os alunos aprendem como trabalhar em firmas em que as equipes são pequenas e os profissionais têm mais responsabilidades sobre o produto final.

A propósito Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos mostra que há demanda por esse tipo de formação, indicando que pessoas de 18 a 29 anos preferem trabalhar em pequenas empresas, onde tenham mais possibilidades de empreender.

Mulheres As mulheres que têm filhos demoram mais tempo para conseguir uma recolocação profissional e acabam ganhando salários menores quando conseguem uma vaga. Essa é uma realidade que vem sendo constatada nos Estados Unidos depois da crise. A conclusão é de um estudo feito na Universidade de Washington, que analisou os efeitos da crise de 2008 sobre o mercado de trabalho. O curioso é que acontece o contrário com os pais: homens com filhos tendem a ter mais facilidade para encontrar trabalho.

Economia O presidente do Fed, o banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, andou dizendo que a instituição poderá tomar mais medidas para ajudar na recuperação da economia americana. Isso caso não haja crescimento sustentado. Ele não especificou que mudanças seriam essas e argumentou que a taxa de juros, mantida no nível mais baixo da história, ajudou o aumento dos investimentos. Bernanke garantiu que o banco pode controlar os riscos da economia americana caso o Fed aprove novas ações de estímulo, fazendo políticas adicionais se necessário.

Recrutando no Brasil As universidades americanas estão recrutando brasileiros durante a décima edição da EducationUSA Fair. O evento está acontecendo em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. São no total 80 universidades apresentando seus cursos de inglês, graduação, pós-graduação - especialização, mestrado, doutorado - e suas ofertas de bolsas de estudo para quem pretende estudar no exterior. Dentre elas estão Columbia University, University of Florida, Boston University, University of California-Los Angeles, University of Southern California.

Recrutando no Brasil II O Brasil atualmente ocupa a 14ª posição no ranking de estudantes internacionais nos Estados Unidos, com 8,7 mil brasileiros inscritos em faculdades e universidades americanas. A meta dos governos americano e brasileiro é elevar este número para 100 mil nos próximos anos.