As vacinas anuais contra a gripe reduzem à metade a taxa de mortalidade de idosos nos Estados Unidos, anunciaram cientistas americanos na quarta-feira(3) em um artigo publicado no New England Journal of Medicine. Além disso, também reduzem em 27% o risco de hospitalização dos maiores de 60 anos por pneumonia nos EUA.
“O que demonstramos, definitivamente, é que há um benefício substancial (no uso das vacinas) - disse Kristin Nichol, chefe das pesquisas realizadas no Minneapolis Veterans Affairs Medical Center.
Após analisarem dados de mais de dez anos, ela e sua equipe descobriram que os tais benefícios da vacina variaram de comunidade para comunidade e de ano para ano, e que o fator determinante foi a correlação entre as injeções aplicadas e as res-pectivas cepas identificadas em determinado ano ou comunidade.
- Em estações em que a correlação foi ruim, a eficácia da vacina foi de 37%; em estações em que a correlação foi boa, a eficácia foi de 52% (da redução dos óbitos) - destacaram os cientistas nosartigo.
Embora a pesquisa demonstre que as vacinas são eficazes, apenas 65% dos maiores de 64 anos tomam as injeções anualmente, em parte, segundo Nichol, porque os serviços de saúde freqüentemente não as prescrevem.
A cada ano a gripe mata 36.000 pessoas nos Estados Unidos, a maioria idosos.

