Vacina contra o Cancro da Próstata poderá ser autorizada no País

Por Gazeta Admininstrator

O conselho científico da autoridade reguladora dos medicamentos nos EUA deu luz verde a uma vacina contra o Cancro da Próstata, o que poderá abrir caminho à sua autorização.

Segundo o grupo de conselheiros, a vacina Provenge, que estimula o sistema imunitário do doente a atacar os tumores, "é eficaz e não é perigosa", indica um comunicado da empresa norte-americana que a produz, a Dendreon.

A vacina teve resultados prometedores em ensaios clínicos realizados em 127 pacientes com cancro avançado da próstata que já não reagiam aos tratamentos hormonais, refere a Dendreon. Três anos depois, 34% dos homens tratados com a vacina estavam vivos, em comparação com 11% dos que tinham tomado um placebo, segundo as conclusões do estudo. Os doentes medicados com Provenge viveram em média mais quatro meses e meio do que os outros, de acordo com os resultados desta investigação.

A agência reguladora dos alimentos e medicamentos nos EUA (FDA) não é obrigada a aceitar as recomendações do seu conselho científico, mas segue-as normalmente, sendo a decisão anunciada a 15 de Maio.