Vacinação contra gripe é recomendada para crianças de todas as idades
Se a recomendação de autoridades federais for seguida, cerca de 30 milhões de crianças terão que tomar a vacina. Todas as crianças, não apenas aquelas com menos de cinco anos – deverão ser imunizadas. A conclusão foi anunciada em um painel que reuniu autoridades federais para discutir o tema.
Os integrantes votaram pela expansão anual das doses de vacina para todas as crianças, com exceção apenas daquelas com menos de seis meses e das que tenham problemas sérios de alergia a ovo. Com isso, mais 30 milhões de crianças receberiam a vacinação contra a gripe.
Caso a orientação seja seguida, será a maior ampliação de cobertura de vacinação na história dos Estados Unidos. O Comitê de Aconselhamento de Práticas de Imunização informou que todas as crianças deverão começar a receber a vacina o mais rápido possível. De acordo com os especialistas do Comitê, muitos médicos já encomendaram seus lotes de vacina para o período 2008-2009, e poderão não ter condições de seguir a orientação até que chegue o próximo período de vacinação, entre 2009-2010. A temporada de gripe, em geral, começa no outono e continua até a primavera.
A recomendação do painel, tradicionalmente, é adotada pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças, que publica as orientações oficiais sobre vacinação para médicos e hospitais.
A vacinação já era recomendada para aqueles considerados sob alto risco de vida, ou doenças sérias ocasionadas pela gripe. Neste grupo incluem-se, também, crianças dos seis meses aos cinco anos, adultos a partir dos 50 anos e pessoas com baixa imunidade.
Crianças entre cinco e 18 anos recebem a vacinação em maior escala do que os demais grupos, embora não tenham, segundo especialistas tendência a contrair a doença. Das 36 mil mortes anuais estimadas, atribuídas à gripe, entre 25 e 50 ocorrem em crianças entre cinco e 18 anos.
No entanto, crianças que contraiam a gripe e fiquem em casa têm grandes chances de contaminar os pais. Por isso, reduzindo os níveis de contaminação entre as crianças, reduz-se, conseqüentemente, o número de dias não trabalhados pelos pais, por causa da gripe.
