Vai comprar um carro novo? Comprar ou não as garantias adicionais? - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

new car

O “Consumer Reports” descreve garantias estendidas como “SACOS SEM FUNDO” para os seus fornecedores, porque eles custam muito mais dinheiro do que nunca é pago de volta em termos de garantia. De acordo com Eric Evarts, editor da Consumer Reports, “comerciantes e montadoras vendem garantias estendidas para ganhar dinheiro. O consumidor só está em desvantagem com essas coisas”.

A Federal Trade Commission postou o seguinte aviso: “Esteja alerta para vendedores que falam rápido demais. Operadores de telemarketing lançando autogarantias muitas vezes usam táticas de alta pressão para esconder seus verdadeiros motivos”.

Então, faz sentido comprar uma dessas garantias estendidas? Bem, a resposta é simples: não!

Uma garantia estendida soa como uma boa coisa para ter quando você compra esse carro novinho em folha, mas é melhor apenas dizer ‘não’! Um dos maiores problemas com essas garantias estendidas é que elas são muito caras. Cerca de metade do que você paga para a garantia vai para pagar a comissão do vendedor. Para os negociantes de automóveis, é mais importante para eles, agora mais do que nunca, vender a garantia estendida. Com os lucros, no mínimo, para não mencionar uma redução no volume de vendas, as comissões que eles fazem sobre a venda das garantias estendidas ajudam a preencher a lacuna de receitas perdidas que a maioria está passando por este momento.

De acordo com a NADA (new and used car prices website), há dez anos, 23,5% dos compradores de carros novos compraram uma garantia estendida, quando compraram um carro novo. Esse número é de até mais de 34% em 2013. A pesquisa feita pelo “ Consumer Report” constatou que 65% das 8 mil pessoas entrevistadas gastaram significativamente mais com a garantia do carro novo do que eles tiveram que gastar em termos de consertos em seus veículos.

Rik Paul, editor automotive da Consumer Reports diz que “garantias estendidas vendem ‘paz de espírito’ para possíveis pesadelos de reparos que provavelmente não irão ocorrer”. A Consumer Reports também fez um levantamento que constatou que, em média, os compradores pagaram $ mil e receberam em torno de $700 dólares de volta no montante de dinheiro que economizaram em custos de consertos.

Qual é a solução? Consumer Reports recomenda colocar o dinheiro que você gastaria em uma garantia estendida em um “money market” ou em um fundo mútuo para se prevenir contra possíveis eventualidades de custos de concerto de seu carro.

Outra alternativa se você realmente quer comprar uma garantia estendida, seria a de criar a sua própria “garantia”. Tome pelo menos metade do dinheiro que ia pagar por uma garantia estendida e coloque em uma conta poupança. Então, a cada mês, contribuia com uma pequena quantia para a conta de poupança. Não tem que ser muito, 25 ou 50 dólares. Continue fazendo isso, por todo o tempo que você possuir o seu veículo. Você não só terá o dinheiro disponível caso surja um problema que a garantia de fábrica não cubra, mas você provavelmente vai ter uma quantidade considerável de dinheiro guardado em sua “conta de garantia” para dar de entrada em um possível carro novo no futuro ou levar a família para férias especiais.

Lembre-se: é o seu dinheiro; use-o a seu favor!

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com | Visite também nosso website www.Debthelper.com