Vai ser dada a largada da Maratona de Miami

Por Gazeta Admininstrator

Vai ser dada a largada da Maratona de Miami

Pelo menos 10 mil pessoas devem participar da edição 2006 da ING Miami Marathon no dia 29 deste mês, considerada a maior maratona da história do Sul da Flórida, e segunda maior do estado. Serão 3.500 maratonistas e 6.500 corredores de meia maratona de 50 estados e 49 países.

Esta será a 5a edição da ING Miami Marathon. O Brasil está entre os países com maior número de inscritos: 32, além dos Estados Unidos, Porto Rico, Canadá, Equador, México, Costa Rica, Colômbia, Bahamas, Venezuela e Peru.

O percurso terá início às 6 da manhã no American Airlines Arena e seguirá pela MacArthur Causeway para South Beach, via Venetian Isles, Arts District, Downtown Miami, Coconut Grove, Brickell Avenue, terminando no Bayfront Park, em um trajeto de 26,2 milhas. A meia maratona totalizará um percurso de 12 milhas.

Cristina Crespo, Relações Públicas do evento, explica que há um número significativo de inscritos que estão participando pela primeira vez e que não têm experiência desportiva. Ela avalia que o desafio e a vontade de vencer os próprios limites estão entre algumas das motivações dos corredores de primeira viagem. “É sempre um desafio. Alguns querem perder peso, outros querem vencer os seus limites, e outros correm simplesmente pela satisfação de participar de um grande evento como este”, comenta Crespo.

Ela alerta para a importância de uma preparação prévia do maratonista de primeira viagem. “É preciso que a pessoa se prepare antes, e aprenda até onde seu próprio corpo pode ir. Não é seguro uma pessoa tentar fazer o percurso sem qualquer preparação.”, diz Crespo.

Frankie Ruiz, vice-presidente da PR Racing, empresa organizadora do evento, diz que dependendo da condição física do corredor, é preciso adotar determinados cuidados. Para alguém que nunca correu e pretende participar da maratona completa, ele recomenda quatro meses de preparação. Já em casos de um participante acima do peso, ou sedentário, ele sugere 6 meses de preparação. Um competidor ativo, mas que nunca participou de maratonas pode, segundo ele, preparar-se em três meses.“Para a maioria, o ideal é começar com poucas milhas por semana, entre seis e 15, aumentando o percurso de 10% a 12% por semana”, detalha Ruiz.

Ele alerta ainda que para os cuidados com alimentação e recomenda a ingestão de boas porções de carboidratos para dar energia, pequenas quantidades de gordura e moderadas porções de proteína, para criar músculos e auxiliar na reparação de fibras musculares. Dois dias antes da maratona é recomendado o aumento das porções de carboidratos. Outro cuidado importante diz respeito à ingestão de líquidos.

“Beber o equivalente a 16 onças de água antes da maratona e 8 onças a cada meia hora é o suficiente”, explica Ruiz, acrescentando que tais quantidades devem ser aumentadas, gradativamente, caso o clima fique mais quente e mais seco. “Depois da maratona os corredores devem continuar ingerindo eletrólitos (por exemplo Gatorade), durante algumas horas, até que a urina fique clara”, recomenda Ruiz.
Na maratona completa a idade mínima permitida é de 16 anos, enquanto na meia maratona, poderão participar competidores de no mínimo 12 anos. Não há restrição de idade máxima. De acordo com Ruiz, tem havido nos últimos anos um aumento da participação de mulheres nas maratonas e, também, da faixa etária dos participantes.

“Muitos participantes têm se inscrito porque assim podem se manter em forma enquanto ajudam a arrecadar fundos para obras de caridade como as ligadas à AIDS, leucemia e doenças do coração”, diz o organizador.

Nesta edição, a organização do evento introduziu novas modalidades de percurso, uma delas é a ING Run For Something Better (Correr por algo melhor). Nesta modalidade todos os estudantes das escolas secundárias do condado de Miami-Dade participaram de corrida de 25 milhas durante 25 semanas. Mais de 1.500 crianças correrão no final de semana a milha final, completando o percurso no dia da grande maratona.

Outra novidade é a modalidade “We try harder” (Nós nos esforçamos mais), para atletas com deficiências físicas. A equipe será formada por veteranos que foram feridos nas guerras do Iraque e Afeganistão e receberam tratamento no Walter Reed Army Medical Center. A corrida de Miami, segundo os organizadores, tem o objetivo de tornar-se, em prazo de cinco anos, a maior competição para atletas com deficiência física.

Dois pontos de confraternização foram montados para convidar residentes locais a assistir à maratona, com distribuição de comidinhas e bebidas. Um deles será instalado no Omni Center , na NE 15th Street com Biscayne Blvd., e no Peacock Park, em Coconut Grove.
Eventos Paralelos – Nos dias 27 e 28 de janeiro acontecerá a exposição Blue Cross e Blue Shield of Florida Health and Fitness Expo, no Hyatt Regency, em Downtown Miami.

No dia 28, as mesmas organizações promoverão corrida de 5 Km em benefício dos sem-teto.

As inscrições para a maratona completa custarão $80 por pessoa e para a meia maratona $50. Quem quiser participar da corrida em benefício dos sem-teto pode inscrever-se por $25, até o dia 26. Todos os competidores que completarem a prova receberão uma medalha. A competição oferece ainda prêmio em dinheiro. O primeiro lugar receberá $50 mil.

As inscrições para qualquer das modalidades da maratona podem ser feitas na sede da Blue Cross e no complexo da Blue Shield of Florida Health & Fitness Expo, localizados no Hyatt Regency, que fica no seguinte endereço: 400 SE Second Avenue, Downtown Miami. É fundamental levar um documento com foto. Não serão aceitas inscrições no dia da maratona.