Validade de passaportes brasileiros passará para 10 anos

Por Gazeta News

passaporte

Os novos passaportes brasileiros, emitidos em 2015, passarão a ter validade de 10 anos, e não mais de 5 anos como os atuais, segundo nova medida tomada pela Polícia Federal. A nova regra vale para passaportes comuns, oficiais e diplomáticos, e ainda para carteiras de matrícula consular.

A Polícia Federal informou, em nota, que um grupo de trabalho será constituído para implementar essas alterações em 2015. “O prazo é necessário para que sejam feitas as alterações na caderneta e as adaptações aos certificados digitais, inseridos no chips dos passaportes, que trazem mais segurança ao documento".

Por enquanto, os passaportes atuais continuam com o prazo de validade de cinco anos e os documentos antigos não serão prorrogados.

O modelo com padrão de cor azul foi implantado em todo o território nacional em 2010; a taxa de confecção custa R$ 156,07. Quem ainda tem o passaporte antigo, na cor verde, pode utilizá-lo normalmente até a data de expiração. No entanto, não é preciso esperar o vencimento para pedir um novo. O processo de solicitação de passaporte deve ser feito no site da Polícia Federal.

Entre várias outras mudanças que constam no decreto, os passaportes comum, para estrangeiro e de emergência passarão a ser expedidos, no exterior, apenas pelas repartições consulares. As missões diplomáticas, que também tinham essa atribuição, foram excluídas no novo texto.

Em média, 9.500 passaportes são emitidos por dia em todo o país.

As informações são do “UOL”.