Varekai no Sul da Flórida

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

IMG_4230

Desde o dia 12 de Agosto, estamos recebendo aqui no Sul da Flórida mais uma temporada da célebre companhia canadense Cirque Du Soleil, que traz o espetáculo Varekai para o BB&T na cidade de Sunrise.

Varekai, que significa “onde quer que seja” (wherever, em inglês) na linguagem cigana, é uma homenagem à alma nômade. É baseado no mito grego que Ícaro caiu no chão após ter voado muito perto do sol. Muitos dizem que Ícaro morreu afogado no oceano. No entanto, em Varekai ele se encontra na base de um vulcão em uma floresta cheia de criaturas exóticas onde ele deve aprender a voar de novo.

Lançado em 2002, Varekai foi criado por Dominic Champagne e tem um conjunto visualmente interessante com 330 árvores de alumínio e fibra de carbono – no total são 20 dos quais os artistas escalam durante a apresentação. Há também uma passarela e uns círculos, como se fossem portais e os artistas que emerge debaixo do palco através deles.

O figurino, criado por Eiko Ishioka, possui 130 fantasias e 600 diferentes adereços que incluem sapatos, chapéus e acessórios. Eiko ganhou um prêmio Oscar de Melhor Figurino pelo trabalho no filme Bram Stoker’s Dracula de Francis Ford Coppola e nominada na mesma categoria em 2012 pelo seu trabalho no filme Mirror Mirror com a atriz Julia Roberts.

[caption id="attachment_91680" align="alignleft" width="300"] Jana com o acrobata Raphael[/caption]

Varekai conta com mais de 50 artistas de 23 nacionalidades diferentes, inclusive um brasileiro o carioca Raphael Botelho Nepomuceno que faz um número usando muletas. Raphael começou a jogar capoeira com nove anos de idade em São Gonçalo (RJ), cidade onde morava com a família e se sente muito abençoado por estar fazendo parte da trupe e disse: “tive muito a ajuda de Deus e da minha família para superar a situações difícieis e vencer na vida”.

Hoje com 32 anos, Raphael também aprendeu a dançar break, passou por alguns testes antes de alcançar o emprego mais cobiçado de qualquer artista circense. “Eu arrisquei tudo, passei dificuldades, mas sabia que era isso que eu queria fazer. Em 2006, fiz uma audição para o Cirque mas não fui escolhido. Mas não desisti e segui em frente e fui melhorando a cada dia”. Ele acabou passando em outro teste em 2010 quando foi escolhido para interpretar o Anjo Manco (Limping Angel, em inglês) para o espetáculo Varekai.

 Diferente ao artista anterior, Raphael não teve paralisia nas pernas mesmo assim deixa uma dúvida para o espectador quando assiste ao espetáculo pela sua destreza e agilidade. Raphael está perfeito! Para chegar nessa perfeição, o brasileiro ficou sete meses na sede do Cirque Du Soleil, em Montreal, no Canadá, e depois foi aprender aqui no Estados Unidos a técnica de “dançar” com muletas (solo on crutches, em inglês) com o coreógrafo Bill Shannon, que é um expert e criador dos suportes depois que teve uma doença grave deixando as pernas sem movimento. “Foi fantástico o tempo que passei com Bill! Me esforçei tanto que acabei tendo que realizar uma cirurgia nas mãos”, acrescentou.

 Antes de entrar pro Cirque Du Soleil, Raphael passou cerca de quarto anos no Grande Circo Popular do Brasil e disse “eu fiz capoeira e aprendi dança de rua.. participei de campeonatos de break dance e pude aprende a essência do circo lá.” A vida desse carioca mudou muito depois de Varekai, Raphael se considera um vencedor e concorda que deu uma virada de 180 graus e acrescenta “realmente minha vida mudou muito no lado material e professional... Estou trocando técnicas com artistas do mundo todo, aprendendo inglês, dando um futura melhor pra minha filha.”

SERVIÇO: O que: Varekai, de Cirque Du Soleil Quando: De 12 de Agosto a 23 de Agosto Onde: BB&T (1 Panther Pkwy, Sunrise, FL 33323 - (954) 835-7000) Ingressos: Entre $40-$100 (aproximadamente) Informações: Para ingressos e mais informações, acesse: www.cirquedusoleil.com/varekai