Varig deverá ser leiloada.

Por Gazeta Admininstrator

Os credores e governo chegam a um consenso quanto ao futuro da Varig.
O acordo, que deverá ser apresentado em assembléia nesta terça-feira(9), é a realização de um leilão seqüencial para a companhia aérea Varig, informou o coordenador do grupo de empregados , Márcio Marsilac.

A empresa será dividida em operacional e comercial e o plano prevê o corte de 2.900 funcionários.

"A proposta será dividir a Varig em duas e o investidor decidirá o que vai querer comprar", informou Marsilac.

Se a proposta acertada for aprovada, a Varig operacional irá a leilão em dois meses, e a 1ª tentativa será a venda integral dessa parte por, no mínimo, U$ 860 milhões. Além das linhas aéreas e das aeronaves, a Varig operacional herdará a dívida com as empresas de leasing de aviões e o passivo do programa de milhagem Smiles.

De acordo com Marsilac, se o valor mínimo não for atingido serão abertas as propostas para a parte doméstica, avaliada me U$700 milhões, da Varig operacional. O lado internacional da empresa será vendida posteriormente.

Marcelo Gomes informou também que a consultoria Alvarez & Marsal, responsável pela implantação da recuperação judicial da Varig, em 24 horas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciará a disponibilização de uma linha de crédito de U$ 100 milhões para os investidores que queiram fazer parte do leilão.

Marsilac disse que a parcela comercial da companhia herdará parte da dívida de mais de 7 bilhões de reais, além de ativos como o programa Smiles, vendas de passagens e serviços aeroportuários.

"A Varig comercial também será vendida mais a frente", informou Marsilac.

O encontro que aprovou a proposta começou ainda na véspera, foi interrompida às 23h e retomada às 7h desta terça-feira. Entre os integrantes estavam representantes de estatais e advogados de empresas de leasing e trabalhadores.

No final da reunião, eles saíram da sala onde estavam e foram a um hangar da Varig, tomado por cerca de 2 mil funcionários da companhia, que aplaudem cada decolagem de aeronave da Varig e vaiam a de concorrentes.