Vaticano afirma que Papa está se recuperando

Por Gazeta Admininstrator

A saúde do Papa João Paulo II continua melhorando, de acordo com o mais recente boletim médico divulgado pelo Vaticano.
O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse que a ferida na garganta do Papa, submetido a uma operação de emergência na semana passada para que pudesse respirar melhor, está cicatrizando.
De acordo com Navarro-Valls, o pontífice continua a se submeter a terapia para melhorar sua voz e a respiração e não há nenhuma previsão de quando aparecerá em público.

O Vaticano também não disse quando João Paulo receberia alta do hospital Gemelli, em Roma, onde está internado.
Um dia antes dessa avaliação feita por Navarro-Valls, o cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, disse que o pontífice já começava a falar novamente. Ratzinger disse que teve uma reunião de trabalho com ele no hospital.
“O Santo Padre falou comigo em alemão e italiano”, disse Ratzinger na saída do hospital. “Ele estava muito lúcido e disse que vai trabalhar em alguns documentos que eu lhe trouxe.”

“Estou muito contente de ver que o Santo Padre está lúcido, tanto mentalmente quanto em sua capacidade de dizer coisas essenciais com sua própria voz.”

Sem complicações
João Paulo II foi internado há duas semanas devido a problemas respiratórios e foi submetido a uma traqueostomia de emergência.
Altos funcionários do Vaticano já haviam divulgado que o papa, que tem 84 anos, não havia sofrido complicações pós-operatórias após a cirurgia, rea-lizada na quinta-feira(24).
No domingo(27) ele apareceu de surpresa, por alguns segundos, na janela do hospital, de onde acenou para peregrinos que estavam esperando do lado de fora.

Ele fez o sinal da cruz, mas não falou - a primeira vez que, durante seus 26 anos de pontificado, não realizou sua prece semanal. Estava visivelmente muito abatido.
No mês passado, o papa passou dez dias no Hospital Gemelli sendo tratado de gripe muito forte e respirando com dificuldades.