Vazamento tóxico ameaça depósitos de água na China

Por Gazeta Admininstrator

Um novo vazamento de substâncias tóxicas no sul da China ameaça o suprimento de água de milhões de pessoas, disse a mídia estatal chinesa nesta quarta-feira.
A poluição foi causada por despejo excessivo de cádmio de uma fundição estatal na cidade de Shaoguan no rio Bei, na província de Guangdong.

O suprimento de água da cidade, que possui 500 mil habitantes, foi interrompido por boa parte de terça-feira, e a população foi alertada para não beber água da torneira.

Os níveis de cádmio do rio estão dez vezes acima dos considerados seguros.

A China ainda sofre as conseqüências de um vazamento tóxico ocorrido em novembro e que deixou milhões de pessoas sem água por vários dias no nordeste do país.

O vazamento de benzeno de grandes proporções ocorreu depois de uma explosão em uma indústria química.

Os primeiros vestígios de benzeno deverão chegar em breve à cidade russa de Khabarovsk, junto á fronteira.

O correspondente da BBC na capital chinesa, Pequim, Louisa Lim, disse que os dois incidentes destacam a pouca atenção das indústrias chinesas dão para a proteção ambiental e os padrões de segurança.

Moradores

A cidade de Yingde está em estado de alerta depois do mais recente vazamento em Shaoguan, cerca de 90 quilômetros de distância, de acordo com a agência de notícias oficial da China, Xinhua.

As autoridades bloquearam o vazamento para evitar que ele passasse para Yingde, que tem uma população de cerca de 100 mil pessoas.

Está sendo oferecido aos moradores da cidade um suprimento alternativo nas ruas.

A mancha tóxica deve chegar lá dentro de dois a três dias.

A emissora de televisão local afirmou anteriormente que a findição recebeu ordem para parar de despejar detritos na água no domingo.

O cádmio pode afetar o fígado e os rins e levar a doenças ósseas.

Compostos de cádmio também podem provocar câncer.