Vem aí o dia do amor e da amizade

Por Gazeta Admininstrator

Celebrado no dia 14 de fevereiro na Europa e nos Estados Unidos, o Valentine’s Day é, na prática, uma mistura do Dia da Amizade com o Dia dos Namorados, em um só.

No Brasil o dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, e não há nenhum motivo histórico especial para inclusão desta data no calendário festivo. Nos Estados Unidos, a pátria do capitalismo, no entanto, a comemoração que mais se assemelha à brasileira home-nageia San Valentine e, originalmente, não é uma data puramente comercial como a brasileira.

Todo mês de fevereiro amigos e enamorados trocam velas, flores, cartões, presentes, tudo em nome de St. Valentine. Mas quem é afinal este misteriosos santo e qual é o motivo da celebração em sua homenagem? A história do Valentine’s Day e de seu santo patrono é cercada de mistérios. Da forma como é conhecida hoje, a data apresenta sinais de tradições cristãs e da antiga Roma.

De acordo com a lenda, Valentine era um padre que serviu durante o terceiro século em Roma. Quando o imperador Claudius II decidiu que homens solteiros seriam melhores soldados do que aqueles que possuíam mulher e filhos, anunciou a proibição de casamentos de homens jovens, que eram potenciais soldados.

Considerando a decisão injusta, Valentine desafiou o imperador e continuou a realizar em segredo casamentos de jovens casais apaixonados. Quando foi descoberto foi preso e condenado à morte. A notícia espalhou-se pela região e Valentine começou a receber de desconhecidos, pela janela do calabouço, flores e bilhetes de solidariedade. A filha de um dos guardas quis conhecer pessoalmente Valentine e os dois se apaixonaram.

No dia da execução, Valentine deixou com um amigo um bilhete para a moça: “Amor, de seu Valentine”. Ele foi executado em 14 de fevereiro de 264 da Era Cristã. Mas o seu gesto de entregar um bilhete dizendo “amor”, virou um símbolo.

De acordo com a Associação de Cartões de Cumprimentos dos EUA, são enviados anualmente, estimadamente 1 bilhão de cartões de Valentine , o que torna a data a segunda maior em matéria de envio de cartões, perdendo apenas para o Natal, quando é enviado um número estimado de 1,6 bilhões de cartões.

Aproximadamente 85% dos cartões de Valentine são comprados por mulheres. A data é comemorada, além dos Estados Unidos, no Canadá, México, Inglaterra, França, Austrália e Holanda. Em todos os locais, a tradição manda que os presentes sejam trocados não apenas entre namorados, mas também entre amigos, numa forma de simbolizar o amor fraterno.

A beleza e a delicadeza da história de San Valentine, porém, acabaram dando à data um sentido de carinho e romantismo que, como não poderia deixar de ser, levam à idéia de presentes, que levam ao consumo e colocam para funcionar a lucrativa engrenagem que movimenta a economia do mundo.

Considerada para o comércio como uma das melhores datas, depois do Natal e do Ano Novo, o Valentine’s Day, gera grande expectativa em matéria de vendas. No comércio brasileiro, os lojistas se prepararam com novos estoques, embalagens especiais e vitrines decoradas, onde a palavra de ordem é “Amor”.

Fábio Moura, proprietário da Central do Brasil, com duas lojas na Flórida e uma em Newark, diz que os produtos mais procurados são perfumes. Como presentes, ele sugere para os homens o Malbec do Boticário, e para mulheres os produtos da linha Erva Doce da Natura. Segundo ele, é possível comprar presentes do tipo por preços que variam de $ 7 a $40. A loja preparou embalagens especiais de presente para a data e, além disso, oferece um atendimento diferenciado para quem quiser caprichar na aparência do presente. “Se o cliente trouxer a cestinha nós até ajudamos a fazer”, diz Moura.

Márcia Bao, funcionária da Victoria Shoes conta que a loja caprichou no vermelho e nos corações na vitrine. A decoração para o Valentine’s Day, segundo ela, é tradicionalmente feminina, e ela acredita que a freqüência de clientes maior para este dia será de homens comprando presentes para as mulheres.

Embora trabalhe com estoque voltado principalmente para a clientela feminina, a loja oferece também sapatos masculinos com preços que variam de $35 a $85. Para mulheres há desde chinelos, a partir de $10, até sapatos e botas de até $89. Todos os sapatos, frisa, são brasileiros. Mas os produtos mais procurados para esta data são, segundo ela, as lingeries. Os conjuntos de calcinha e soutien custam em torno de $25 e para quem quiser optar por um presente mais sexy, há espartilhos completos, incluindo meia e cinta por $50.

Na Passarela Brasil o proprietário Luciano Lacerda diz que preparou um estoque especial para a data, e confirma que lingerie é o presente mais procurado nesta data. “Os homens gostam de dar lingerie de presente, e as cores preta e vermelha são as que mais saem, principalmente para espartilhos”, diz Lacerda. Dependendo do modelo os preços dos espartilhos completos variam de $34 a $50. O comerciante lembra ainda que o Valentine’s Day é também um dia de presentear amigos e que, por isso, os presentes nessa data não ficam restritos ao estilo romântico.

Como presente para homens ele sugere camisas sociais de manga curta, que custam $40. Embora o movimento de clientes já tenha aumentado bastante, ele diz que pela experiência a procura maior deve acontecer no final de semana que antecede a data. “O brasileiro deixa tudo para a última hora. No ano passado foi assim e neste deve também ser”. Na véspera do Valentine’s Day a loja vai funcionar, excepcionalmente até as 9 da noite.

Na Victoria Secrets, tradicional loja de departamentos especializada em roupas íntimas, há conjuntos de lingerie rendada a partir de $18, e de algodão a partir de $14. Uma opção criativa é o kit “Dias de Romance”, uma latinha que vem com 365 bilhetinhos de amor, um para cada dia do ano. É escrito em inglês e custa $12. Uma opção mais ousada é a caixinha que vem com algemas de cetim, máscara para os olhos, e outros “brinquedinhos” para estimular a imaginação. Custa $58. Quem preferir optar por jóias, as lojas de departamentos como Target e Macy’s oferecem jóias e semi-jóias banhadas a ouro 18K a partir de $40.