Vencedor de Maratona de Boston é o mesmo que no ano do atentado

Por Gazeta News

Caroline Rotich, à esquerda, e Lelisa Desisa, cruzam a linha de chegada. Foto: AP.
[caption id="attachment_85200" align="alignleft" width="300"] Caroline Rotich, à esquerda, e Lelisa Desisa, cruzam a linha de chegada. Foto: AP.[/caption]

Em mais um dia de muitas homenagens e segurança reforçada, a 119ª Maratona de Boston foi a segunda após o atentado com bomba de 2013, que matou três pessoas e feriu 264 na área da linha de chegada da prova. Curiosamente, a disputa masculina terminou com o mesmo campeão do ano da tragédia: o etíope Lelisa Desisa, que completou os 42km em 2h09m17. Entre as mulheres, vitória da queniana Caroline Rotich em 2h24m55.

Em 2013, Lelisa Desisa teve a comemoração completamente ofuscada pela trágica explosão de duas bombas horas depois de sua passagem pela linha de chegada. Na ocasião, ele chegou a doar sua medalha de vencedor em homenagem às vítimas.

“Estou muito feliz com esse primeiro lugar. Feliz por vencer e pela força da cidade de Boston”, comemorou o etíope.

Assim como em 2014, a corrida deste ano também provocou clima de comoção na cidade. A frase "Boston Strong" (Boston forte, em tradução livre), que virou um lema após o atentando de 2013, voltou a aparecer bastante em camisas e faixas, além de ser entoada em voz alta em alguns momentos. Porém, aos poucos, a rotina normal da tradicional prova, que chegou este ano a sua 119ª edição, vai sendo retomada. O clima este ano foi mais festivo que em 2014. Milhares de pessoas aproveitaram o feriado do Dia do Patriota na cidade para apoiar os cerca de 30 mil competidores estimados pela organização.

A segurança continuou sendo item de bastante preocupação, com reforço principalmente nos pontos de largada e chegada da corrida. Foram montadas barreiras de revista no perímetro dos locais mais importantes do percurso, com checagem minuciosa de bolsas e mochilas. Cerca de 100 câmeras de segurança foram instaladas para ajudar no monitoramento.

Relembre o atentado

No dia 15 de abril de 2013, centenas de pessoas acompanhavam a chegada da tradicional prova, realizada no feriado do Dia do Patriota no estado de Massachusetts, quando bombas deixadas em mochilas explodiram próximo ao local. Foram três vítimas fatais: Krystle Marie Campbell, 29 anos, Lu Lingzi, 23, e o pequeno Martin Richard, de apenas oito anos. Outras 264 pessoas ficaram feridas, muitas delas com membros amputados, como foi o caso de Rebekah Gregory, que decidiu participar da maratona este ano usando uma prótese.

Dois irmãos de origem chechena foram apontados pelas autoridades americanas como autores do crime. Tamerlan Tsarnaev foi morto em um tiroteio com policiais ainda em 2013. Dzhokhar Tsarnaev passou por julgamento este ano e foi considerado culpado em todas as 30 acusações que recebeu. A segunda fase do julgamento, onde será definida a pena, deve começar no dia 21.