Vendas da Black Friday caem conforme mais pessoas compram online

Por Gazeta News

black friday

Cada dez mais, consumidores estão optando por comprar mais online do que passarem horas em longas filas durante a Black Friday.

As vendas em lojas do varejo foram de $10.4 bilhões este ano, menos que os $11.4 bilhões em 2014, de acordo com pesquisa do ShopperTrack.

O mesmo aconteceu com as vendas do Thanksgiving, que totalizaram $1.8 bilhões este ano em relação a um pouco mais de $2 bilhões no ano passado.

Uma grande razão para esta queda é o aumento de compras online, conforme americanos buscam por boas ofertas em seus smartphone, tablets e computadores. Outro motivo para a mudança: muitas lojas estão oferecendo barganhas muito antes do Thanksgiving, o que também limita o impacto das vendas da Black Friday.

Mesmo assim, analistas acreditam que a temporada de festas verá aumento em relação ao ano passado, uma vez que contratações têm estado sólidas no último ano e a gasolina está mais barata, fazendo com que mais pessoas tenham dinheiro sobrando no bolso.

Mesmo com a queda, a Black Friday continua sendo o dia com mais vendas do ano, disse Bill Martin, um dos fundadores do ShopperTrack.

Vendas online

Varejistas online têm bombardeado consumidores e-mails de descontos por semanas. As vendas online aumentaram 14,3% na sexta-feira, dia 27, em relação ao ano passado, de acordo com Adobe, que monitora atividades em 4.500 sites de vendas do varejo.

Chris Cristopher, diretor da firma de consultoria HSI, prevê que o e-commerce aumente 11,7% nessa temporada de compras de natal (o que inclui novembro de dezembro), para aproximadamente $95 bilhões. No ano passado, o aumento foi de 10,9%. Em geral, em cada $7 dólares gastos, $1 será gasto online este ano. Fonte: AP.