Venezuela confirma eleição no domingo

Por Gazeta Admininstrator

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela confirmou a realização das eleições legislativas no próximo domingo, e destacou que apenas sete dos 4.053 candidatos inscritos legalmente retiraram suas postulações. Os sete, acrescentou em entrevista coletiva o presidente do CNE, Jorge Rodríguez, pertencem a quatro das 446 organizações políticas que inscreveram candidatos para as eleições de 4 de dezembro.

Três dessas organizações são partidos que contam com representação parlamentar: o social-democrata Ação Democrática (AD), o liberal Projeto Venezuela (PV) e o democrata-cristão Copei, que respondem juntos a 33 das atuais 165 cadeiras da Assembléia Nacional (AN). Esses partidos anunciaram ontem que consideram a eleição viciada e que não participarão.

Os outros partidos com representação na AN, e que fazem parte da oposição ao governo do presidente Hugo Chávez, com 46 deputados, optaram por concorrer nas eleições. Líderes e porta-vozes do grupo partidário do boicote eleitoral advertiram que haverá "punições" aos candidatos que, nas próximas 48 horas, não anularem a inscrição no CNE.

Cerca de 14,5 milhões de venezuelanos estão aptos a votar para escolher os 167 parlamentares que irão compor a AN no período 2005-2010, 12 representantes no Parlamento Latino e cinco no Parlamento Andino.