Venezuela oferece óleo barato aos pobres dos EUA

Por Gazeta Admininstrator

Chávez prometeu solidariedade com americanos sem privilégios
Uma companhia que pertence ao governo da Venezuela anunciou planos de enviar óleo para calefação a preços mais baixos na próxima semana aos setores mais pobres da população dos Estados Unidos.
A empresa petrolífera Citgo diz que distribuirá o combustível por meio de instituições beneficentes em Boston e no bairro do Bronx, em Nova York.

Inicialmente, serão distribuídos 4,5 milhões de litros até o feriado do Dia de Ação de Graças (na próxima quinta-feira).

A decisão da Citgo acontece após uma promessa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de demonstrar solidariedade com as classes menos privilegiadas da sociedade americana.

Chávez x Bush

Chávez é alvo de ataques freqüentes do governo de George W. Bush, e a doação de óleo de calefação barato é um novo capítulo na disputa entre os dois presidentes.

A Citgo é uma subsidiária da estatal do petróleo venezuelana PDVSA e possui uma rede de 14 mil postos de gasolina nos Estados Unidos.

O presidente da PDVSA, Rafael Ramirez, disse que não sabe ainda a que preço o óleo de calefação será vendido, mas que a sua distribuição trará uma economia total de US$ 10 milhões para as classes baixas dos Estados Unidos.