Que venha a última rodada, o último apaga luz - Futebol

Por Mano Thiago

592209_421728854518478_460633918_n

O último ato. O Campeonato Brasileiro chegará, no próximo fim de semana, ao seu final e quando eu falo que é o mais disputado do mundo, tenho certeza que muita gente acha que eu só falo isso por ser brasileiro, mas fazer o que, se o nosso campeonato reserva emoções até o seu final?

Na próxima rodada, a última, ainda temos disputas, para saber quem será o último time rebaixado e o vice-campeonato, que tem na briga o Atlético Mineiro e o time dos meus avós paternos e meu time até os três anos de idade, o Grêmio. Lembrando: um baita salve ao Chiquinho, do Colorado, de Campo Grande. Em 2013, vou conhecer a sua cidade e o grande Carecão. Vou estar muito bem acompanhado, da filha mais bela da cidade.

Vice-campeão, tenho certeza que tem gente lendo esse texto e pensando que vice nunca é lembrado. Eu concordo plenamente com quem tem essa opinião, na maioria dos campeonatos o terceiro lugar é melhor que o segundo, isso porque o terceiro lugar se conquista ganhando e o segundo lugar se conquista perdendo.

Reforçando a tese que o vice nunca é muito lembrado, há pouco tempo tivemos eleições presidenciais nos Estados Unidos, vitória de Barack Obama, daí eu pergunto: alguém sabe quem é o vice-presidente? Eu não faço a menor ideia, mas sei que a vitória do Obama teve destaque mundial. Porém, o segundo lugar do campeonato brasileiro traz uma grande vantagem para o vice-campeão, uma vaga direta na Copa Libertadores 2013, isso quer dizer, sem precisar passar pela repescagem contra times latinos que sempre são enjoados. Qual corintiano não lembra do time do Tolima? Ou seja, mais tempo para um bom planejamento para o ano que vem. Está vendo como tem vantagem em ser o vice do Brasileirão? É como se dessem uma sala especial com banheiro, canetas importadas e um apontador elétrico para o vice-presidente. Não sei se eu consegui fazer uma boa comparação, mas é por aí, tipo ter algumas vantagens.

Sem contar que, fora a disputa entre os gaúchos do Grêmio e os mineiros do Atlético pelo vice-campeonato, ainda tem os pernambucanos do Sport tentando salvar a equipe do rebaixamento na última rodada, missão dificílima. O time de Recife tem que ganhar o seu jogo e ainda secar o time do Bahia ou Portuguesa que tem que perder seus jogos. Mesmo difícil a missão, ainda existe a chance, ou seja, o Campeonato Brasileiro, mesmo com o campeão Fluminense, ainda tem disputa até o seu final.

Na penúltima rodada, no final de semana passado, sem grandes novidades, nada de alterações nas posições da tabela de classificação e o Palmeiras mais uma vez perdeu, desta vez, conseguiu ser para o lanterna do campeonato nacional. Até merece uma piada no final: alguém sabe a diferença entra o dente de leite e o time do Palmeiras? O dente de leite só cai uma vez.