O verdadeiro sentido da palavra doação - Champagne com Carmem

Por Carmem Gusmao

offering-427297_1280

Por que será que é tão difícil para o ser humano doar sem esperar algo em troca? Vivemos em um mundo competitivo, somos treinados para ganhar, para ser o melhor, para vencer sempre e morremos de medo do fracasso! Tenho participado de vários eventos com a finalidade de ajudar alguma instituição extremamente necessitada e venho percebendo que algumas pessoas não entenderam o verdadeiro sentido da doação.

Cito, como exemplo, um leilão de obras, que foram generosamente doadas por artistas para que as pessoas se dispusessem  a dar um lance. Daí, quando questionadas, muitas dizem: “ah, já tenho vários quadros e não preciso de mais um”.

Espera! O motivo de você ter sido convidado para esse evento não foi o champanhe, as fotos nas colunas sociais, fatos que são essenciais na divulgação do evento, mas o verdadeiro motivo é que esperamos a doação pelo simples fato de estar ajudando alguém. Quando você compra algo assim, alguém vai se beneficiar de verdade e o seu prêmio - além de ser uma obra de arte, que pode muito bem ser dada de presente para alguém que você conheça e vai adorar ter um quadro na parede e você estará doando duas vezes - será aquele sentimento de amor que nos invade quando ajudamos alguém. Na verdade, o mundo gira nessa troca. Muitos fazem doações porque terão desconto no imposto de renda, ou porque precisam melhorar a imagem da empresa, ou  porque necessitam de publicidade e essa é uma maneira mais econômica de fazê-la.Ok, é melhor que nada,j á é um passo, mas a verdadeira caridade é dividir o que se tem,  e não distribuir o que está sobrando como moeda de troca.

Precisamos compreender isso e quando doamos sem esperar nada de volta. Pode ter certeza que volta, nem sempre de quem você ajudou, mas o universo te devolve o bem de várias formas. Você pode estar pensando: “não tenho dinheiro ou bens suficientes para dividir”. Mas você pode doar um pouquinho do seu tempo, um sorriso, uma palavra amiga, escutar de verdade alguém, mesmo que você não saiba o que fazer. Muitas vezes,visitar um parente idoso, passar um tempinho com quem você não precisa, mas que com certeza precisa de você! Isso é doação!

Quando eu tinha 9 anos, houve uma enchente terrível na minha cidade e centenas de pessoas ficaram sem casa e comida. Meu tio, dono de vários supermercados, nos  convidou para um almoço em sua casa. Quando estava comendo, percebi muita gente chegando e recebendo um prato de comida. Nesse momento, eu perguntei porque ele não havia simplesmente mandado comida do supermercado para o abrigo, e ele me respondeu: “não seria a verdadeira caridade. Olhou para o meu prato ainda quase cheio e perguntou  se eu iria comer tudo. Eu disse que sim. Foi quando ele me falou: “come a metade e entrega a outra metade para alguém que ainda não comeu. Quando você ver a alegria nos olhos de quem está recebendo, você vai entender o que é caridade”. Eu entendi!

Numa outra ocasião, uma pessoa querida veio me prestar  um serviço e sem querer tropeçou e quebrou um bule antigo e uma escultura de adobe. Ela ficou extremamente desconcertada e não queria receber pelo serviço. Imagina o tempo dela, a necessidade de receber, eu jamais aceitaria. Me lembro de ter falado: “isso são coisas materiais. Fica tranquila, de repente eu ganho outro ou compro, na verdade tenho tantos. Eu juro que não mudará nada em minha vida a falta disso. Nesse caso, a sua amizade é meu bem mais precioso”.

Consegui acalmá-la e ela se foi mais tranquila. No outro dia de manhã, recebi uma caixa de presente de uma amiga que não pôde ir a minha festa de aniversário. Quando abri, havia um bule de porcelana branca todo rebordado de pérolas! Dias mais tarde, recebi dessa amiga uma linda imagem de Nossa Senhora, muito mais bonita que a escultura de Adobe.

O Universo te devolve tudo de bom que você faz. Se você acha que está recebendo pouco, que tal repensar? A caridade pode, inclusive, ser exercida com palavras! Eu recebo muito do universo, inclusive, uma legião de amigos queridos que tentam todos os dias fazer a diferença nesse mundo! Vamos?