Veríssimo, Glória, Valle & Silair

Por Gazeta Admininstrator

Ao longo dos últimos 14 anos, o Brazilian International Press Award construiu uma reputação como evento cultural único e extremamente relevante para a comunidade brasileira que vive no exterior.

E, sem a menor sombra de dúvidas, além de ressaltar os destaques da própria comunidade em diversas áreas, algo que se destaca na trajetória do evento é a qualidade e relevância dos homenageados com sua principal premiação, o Lifetime Achievement Award.

Entre os ganhadores desse prêmio e que receberam seus troféus ao vivo, no palco do evento, estão legendas de nossa arte e cultura. Nomes cuja simples presença nos eventos já dimensionam a seriedade de seus objetivos: Arthur Moreira Lima (maestro), Maria Creuza (cantora), Mauricio de Sousa (cartunista), Joyce (cantora), Émerson Fittipaldi (bicampeão da F-1 e da Indy 500), Ivan Lins (músico), Nélida Piñon (escritora), Hortência Macari (legenda do basquete mundial), João Ubaldo Ribeiro (escritor), Toquinho (músico), Luciano do Valle (personalidade da comunicação esportiva), Alcione (cantora), Ana Maria Machado (escritora), Roberto Menescal (músico e fundador da Bossa Nova), Jorge Ben Jor (cantor e compositor), Lima Duarte (ator), Regina Duarte (atriz), Rhythm Fundation (instituição norte-americana dedicada a promover a música brasileira), Xuxa (celebridade internacional da TV), Luiz Caldas (cantor e compositor), Caco Barcellos (jornalista), Antônio Fagundes (ator) e Washington Olivetto (o publicitário mais premiado do mundo).

Na próxima semana o evento vai acrescentar quatro nomes a essa espetacular galeria de brasileiros que enchem de orgulho nossa terra e nossa gente: o escritor Luis Fernando Veríssimo, a jornalista Glória Maria, o músico Marcos Valle e o pastor Silair Almeida.

O que significam, além da simples presença nos eventos do Press Award, esses ícones do Brasil positivo, aqui conosco? Muito além de uma premiação, de mais um reconhecimento público de sua grandeza, seu brilho e sua importância para todos nós. O que, de fato, representa a vinda desses grandes brasileiros, ao lado do muito nosso e “nativo” Silair Almeida, às cerimônias do Press Award e também aos debates do Focus-Brazil, é a continuidade de um resgate de autoestima, não só para uma nação brasileira de imigrantes no exterior (cerca de 3 milhões em todo o mundo, dos quais, a metade, nos Estados Unidos), para todo e qualquer brasileiro que, vislumbra, com orgulho, o florescimento de uma nova imagem do Brasil no exterior.

Tendo diante de si exemplos de brasileiros que alcançam um altíssimo grau de reconhecimento nacional e, muitos, internacional, a comunidade brasileira celebra a si mesmo, como brasileiros que saíram do próprio país em busca da realização de sonhos e projetos pessoais, mas que conservam fortemente dentro de si a verdade inegável de ser brasileiro e amar o Brasil.

A autoestima energizada e o justo orgulho por seus consgrados patriotas, faz da relação entre público presente aos eventos do Press Award e homenageados que sobem ao palco, algo muito emotivo e especial. Não raro, esses gigantes brasileiros se emocionam, confessam estar vivendo alí, ao lado dos brasileiros no mundo, um dos momentos mais emocionantes de suas vidas. Sobre os homenageados de 2011, poderíamos escrever páginas e páginas.

Luis Fernando Veríssimo é um escritor notável e um talento tão excepcional que, sendo filho de uma legenda da nossa literatura, Érico Veríssimo, construiu com estilo próprio e bom humor impagável, uma das mais brilhantes e bem sucedidas carreiras na moderna literatura brasileira. A jornalista Glória Maria é um desses ícones absolutos do jornalismo e da TV no Brasil, uma das profissionais de comunicação mais respeitadas e queridas em nosso país e uma recordista mundial nas coberturas internacionais, com mais de 120 países visitados e dezenas de passaportes preenchidos, à serviço da notícia e do interesse público pela informação.

O cantor e compositor Marcos Valle é outra legenda em seu próprio campo. Estrela da segunda geração de fundadores da Bossa Nova, tem uma longa lista de sucessos internacionais e ‘standars’ da MPB que o colocam como o segundo maior brasileiro arrecadador de direitos autoriais no mundo, atrás apenas de Tom Jobim. Isso, por si, já traduz a genialidade de Marcos Valle, de “Samba de Verão”, “Viola Enluarada”, “Preciso Aprender a ser só” e tantos outros sucessos mundiais.

Finalmente Silair Almeida. Um líder que é presença indelével na comunidade brasileira de norte a sul, leste a oeste dos Estados Unidos. Um líder que, sem nunca negligenciar de sua vocação pastoral, onde ergueu uma das mais importantes congregações religiosas da Flórida, soube e sabe servir aos mais diversos interesses e causas da comunidade brasileira. Um grande líder, um amigo dos brasileiros, com duas décadas de inestimáveis serviços prestados.

Por tudo isso, a presença desses homenageados do mais alto nível, servem de motivação a uma comunidade que segue lutando pelo seu crescimento, pela conquista de seus sonhos longe da pátria-mãe, permanente focada no crescimento de sua importância e visibilidade no país que escolhemos para viver e criar nossos filhos.