Veterinários Especialistas nos Estados Unidos

Por Dr. Luiz Bolfer

Assim como a medicina humana, a medicina veterinária tem crescido cada vez mais em todo o mundo. Hoje temos um número grande de médicos veterinários especializados em uma única área ou espécie animal. Essa procura pela especialização é uma notícia muito boa para a saúde de nossos animais. O médico veterinário possui um leque de atuação muito extenso que inclui medicina e cirurgia de várias espécies de animais, inspeção de produtos de origem animal, medicina preventiva, controle de zoonoses (doenças transmitidas de animais para pessoas), produção e saúde pública, para citar algumas. Diante deste vasto campo de atuação, a especialização oferece os recursos necessários para que possamos nos aprimorar e dominar uma determinada área e oferecer um serviço de alta qualidade.

Para quem vive nos Estados Unidos, a medicina veterinária de pequenos animais (cães e gatos) possui uma grande quantidade de especialistas, não tanto como na medicina humana, mas o campo da especialização em medicina veterinária cresce cada vez mais. Hoje temos veterinários especializados em diversas áreas da medicina como cardiologia, neurologia, dermatologia, oncologia, medicina interna e cirurgia. Existem também especialistas para uma espécie de animal específica, como por exemplo especialistas em aves e mamíferos exóticos, cavalos e animais de fazenda. Uma outra especialidade mais recente que vem ganhando cada vez mais espaço na medicina veterinária são os especialistas em comportamento animal. Esses veterinários ajudam animais que possuem problemas comportamentais como ansiedade de separação, agressividade e fobias como medo de trovões e fogos de artifício.

Para se tornar um especialista, o veterinário precisa passar por um extenso treinamento que pode levar 3 a 5 anos de pós-graduação seguido de um rigoroso exame. Essas certificações são administradas por organizações conhecidas como "boards" como por exemplo o American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM), que certifica especialistas nas áreas de cardiologia, neurologia e medicina interna. O veterinário especialista é conhecido como "boarded" ou "board-certified".

O tipo de especialidade de cada veterinário é designada através de siglas após seu nome. Uma vez certificado, os especialistas são identificados como "diplomates", abreviado "dipl.", seguido dasiniciais do "board" que o certificou. Por exemplo, um veterinário cardiologista tem as seguintes siglas após seu nome "DVM, Dipl. ACVIM (Cardiology)". Um
veterinário especialista em aves é identificado com as siglas "DVM, Dipl. ABVP (Avian Practice).

Até alguns anos atrás, veterinários especialistas eram encontrados apenas em universidades, limitando muito o acesso para pessoas que moram longe dos centros universitários. Hoje em dia, muitos centros urbanos possuem veterinários especialistas independentes que oferecem serviços para donos de animais e também consultoria para veterinários não especialistas, conhecidos como generalistas (GP ? General Practitioner).

A relação entre o seu veterinário e o veterinário especialista é de cooperação e confiança. O veterinário que cuida dos seus animais irá muitas vezes consultar ou indicar um especialista sabendo que ao término do tratamento o especialista irá lhe mandar de volta para seu veterinário original. Ao mesmo tempo, donos de animais também podem, a qualquer momento, solicitar uma consulta com um veterinário especialista. A solicitação deve ser feita através do seu veterinário e é muito bem aceita pela maioria deles.

Se você possui uma relação aberta com seu veterinário, solicitar a opinião de um especialista nunca é um problema e tão pouco demonstra que você está questionando sua capacidade, muito pelo contrário, demonstra que você se importa com seu animal e quer a ajuda de um especialista.