Viagens aéreas foram mais ‘seguras’ em 2014 apesar de desastres, diz Iata

Por Gazeta News

Airplane Cockpit

O ano de 2014 foi o mais seguro na história da aviação comercial, apesar de dois grandes acidentes envolvendo aeronaves da Malaysia Airlines, nos quais centenas de pessoas morreram.

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), apesar do número alto de mortes, o número de acidentes fatais, comparado com o número total de voos, teve um mínimo recorde. “Enquanto a segurança da aviação estava nas manchetes em 2014, os dados mostram que os voos continuam a melhorar a performance de segurança”, disse Tony Tyler, diretor-geral e presidente-executivo da Iata.

A Iata, que representa cerca de 250 empresas aéreas, disse em um relatório anual de segurança que houve 12 acidentes fatais em 2014, com 641 mortes, contra 19 acidentes fatais, com 517 mortes por ano em um período de 5 anos entre 2009 e 2013.

As estatísticas de 2014 da Iata não incluíram o desaparecimento do voo MH17 da Malaysia Airlines, que foi derrubado por um míssil na Ucrânia em junho do último ano, que não foi classificado como acidente. Todas as 298 pessoas a bordo morreram. As informações são da “Reuters”.