Viajantes ao Brasil devem se vacinar contra a febre amarela

Por Arlaine Castro

vacina-febre-amarela foto andré borges Agencia Brasil
[caption id="attachment_137649" align="alignleft" width="235"] Nos principais aeroportos brasileiros a vacina está sendo aplicada gratuitamente para quem chega do exterior. Foto: André Borges Agência Brasil[/caption]

O Brasil continua sendo considerado uma área de risco de febre amarela, com 1.236 suspeitas de casos da doença, dos quais 885 permanecem em investigação e com 82 mortes confirmadas.

A exigência de vacina contra a doença foi feita para vários países pelo mundo para quem desembarca no país. Nos principais aeroportos brasileiros, a vacina está sendo aplicada gratuitamente para quem chega do exterior, porém, o efeito começa somente a partir de 10 dias da aplicação (esse prazo não se aplica no caso de pessoas que tenham sido vacinadas anteriormente).

Na última semana, o órgão de saúde americano, Center for Disease Control and Prevention (CDC), fez um alerta orientando as pessoas que pretendem viajar ao Brasil, recomendando a vacina para quem nunca foi vacinado e doses de reforço da vacina para quem foi vacinado há mais de 10 anos e que têm como destino áreas com surtos em curso, como Minas Gerais, Espírito Santo e partes dos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na Flórida, vários locais são indicados pelo CDC para aplicação da vacina, entre eles o Broward County Health Department e o MD Now Medical Centers Inc, em Coral Springs.

A paulista Ana Flávia, 24 anos, mora em Coral Springs e embarca com o namorado para o Brasil nesta sexta-feira,17. Receosa pelo surto da doença em cidades de seu estado, Ana se informou para se vacinar antes da viagem, porém, como tem menos de 10 anos que tomou a última dose, não precisou. Segundo ela, a vacina sairia pelo custo de aproximadamente $137 dólares. “Está muito caro. Meu namorado que ainda não é vacinado, irá tomar a dose no aeroporto em Guarulhos”, declara.

Para mais informações sobre os locais de vacinação na Flórida, acesse https://wwwnc.cdc.gov/travel/yellow-fever-vaccination-clinics/state/florida

Brasil registra mais de mil casos suspeitos

Ao todo, até o momento foram registrados 1.236 casos de pacientes suspeitos de terem contraído a doença, dos quais 885 permanecem em investigação e 243 pessoas já foram confirmadas com febre amarela.

Desde a semana passada, mais 12 pessoas morreram em decorrência da febre amarela, resultando em um total de 82 mortes por causa da enfermidade em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Outras 112 mortes seguem suspeitas de terem sido provocadas pela doença.

Viagem internacional

De acordo com o Ministério da Saúde, não há obrigatoriedade de comprovação vacinal para entrada no Brasil, no entanto, o Ministério recomenda que os turistas internacionais atualizem a sua situação vacinal previamente à chegada ao Brasil, conforme as orientações do calendário de vacinação do país de origem ou residência.

Para viagem internacional saindo do Brasil, o passageiro precisa de umCertificado Internacional de Vacinação, que é emitido pela Anvisa.

Confira aqui a lista dos municípios com recomendação para vacinação contra febre amarela no Brasil.

A vacina é exigida para países da África e para parte menos desenvolvida da Ásia, e também pedem que visitantes sejam vacinados, entre eles a Austrália, Bolívia, Bahamas, China, Equador, Egito, Polinésia Francesa, Índia, Indonésia, Paraguai, Cingapura, Jamaica, África do Sul e Tailândia.

A lista completa dos países que exigem a vacinação pode ser consultada nosite da Organização Mundial da Saúde (OMS).