Viajantes de países com isenção de visto para os EUA têm que fazer inscrição na internet

Por Gazeta Admininstrator

A partir desta segunda-feira, viajantes que desembarcarem nos Estados Unidos sob o Programa de Isenção de Vistos (VWP - Visa Waiver Program, em inglês) correm o risco de deportação se as regras da imigração americana não forem cumpridas, informou a CNN.

De acordo com o novo sistema chamado ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagens, na sigla em inglês), visitantes dos 27 países do VWP - o Brasil não está entre as nações participantes - precisam registrar seus dados online três dias antes de embarcar.

O ESTA substituiu o formulário verde 94 e permite que turistas dos países sob o VWP entrem nos Estados Unidos sem a necessidade de visto para visitas de até 90 dias. A medida pretende reforçar a segurança e prevenir atentados terroristas, segundo a rede americana.

Os críticos do sistema vêm dizendo que o ESTA será inconveniente para viagens de negócios. Já o Ministério de Relações Exteriores da Grã-Bretanha afirma que está preocupado com os cidadãos britânicos que não estão informados sobre o novo sistema de entrada.

As novas regras de imigração estão sendo testadas desde 1º de agosto de 2008. Os formulários online podem ser preenchidos a qualquer momento, mesmo que a pessoa não tenha planos de viagem. Qualquer alteração pode ser feita no site do ESTA (https://esta.cbp.dhs.gov).

Uma vez que os viajantes forem autorizados, podem viajar por até dois anos aos Estados Unidos sem a necessidade de visto. No entanto, o Departamento de Estado afirma que o novo sistema não garante a entrada no país, já que a decisão final é dos agentes de imigração.