Vice-presidente dos EUA usou e-mail particular para questões políticas

Por Gazeta News

mike pence Foto News Week
[caption id="attachment_138831" align="alignleft" width="300"] Pence usou e-mail particular para questões políticas quando era governador. Foto: News Week.[/caption]

Crítico de Hillary Clinton, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, utilizou uma conta particular de e-mail para questões de política geral quando era governador de Indiana. A notícia está divulgada em diversos veículos americanos.

E-mails obtidos pelo jornal "Indianapolis Star", por exemplo, mostram que Pence utilizou uma conta privada - que a publicação afirma ter sido hackeada no ano passado - para discutir "assuntos sensíveis e questões de segurança interna".

Pence, durante a campanha eleitoral, fez críticas a então candidata Hillary Clinton pelo uso de um servidor de e-mail privado para as comunicações oficiais. O escândalo perseguiu a democrata até o fim da disputa.

O jornalista que revelou a notícia, Tony Cook, disse ao canal CNN que o porta-voz de Pence "minimizou qualquer comparação com o uso de um servidor e um e-mail privado por parte de Hillary Clinton".

"Como governador, o senhor Pence cumpriu totalmente a lei de Indiana sobre o uso e a preservação do e-mail", afirmou o gabinete ao jornal que trouxe o caso á tona esta semana.

A legislação de Indiana não proíbe que os ocupantes de cargos públicos utilizem o e-mail pessoal, mas em geral exige que as mensagens relacionadas a questões oficiais sejam arquivados com fins de informação pública.

Com informações do Los Angeles Times.