A vida de uma “Hard Core Lady”

Por Priscila Honorato

DSC_0288ed - Copy

Se o físico escultural de Samantha Lima Gondim é incontestável, talvez o segredo dela esteja na personalidade. Essa mulher notavelmente forte, cheia de atitude e acelerada por natureza consegue ser feminina sem abrir mão do estilo hard core, característica marcante da atleta.

Graduada em educação física e especializada em treinos esportivos para gestantes e em educação física escolar, Samantha encontrou seu ponto forte – mesmo – no treinamento funcional de alta intensidade. E tal é a personal trainer que, depois de passar por duas gravidezes, desfila esse corpo exuberante de 62kg e apenas 12% de gordura. E engana-se quem acha que ela recorre aos tratamentos de estética para isso.

Adepta de um estilo de vida saudável, Samantha pratica esportes desde a infância. E é exatamente aí que reside sua fórmula de sucesso: “Nada mais importante do que a constância. Os efeitos da prática de exercícios e da alimentação balanceada são cumulativos. Cultive os hábitos até que eles se tornem um lifestyle”, orienta a coach.

Priscila: O que é o treinamento funcional de alta intensidade e quais são os benefícios? Samantha: É importante saber que o treino funcional não se resume a uma modalidade esportiva apenas. Eu vejo os treinamentos de alto rendimento, também chamados de treinos metabólicos, como uma evolução, na qual se conjugam várias modalidades. É um treino de resistência, com intensidade alta e pouco tempo de descanso. Trabalham-se a força e a explosão da musculação, ao mesmo tempo em que se aprimoram os condicionamentos físico, articular, mental e a consciência corporal. Os movimentos com o peso do próprio corpo evitam lesões e exercícios globais, que envolvem grandes grupos musculares, resultam em alto gasto calórico. Como resultado estético, o aumento da massa magra e a diminuição da gordura corporal.

P.: Como é a sua rotina de dieta? S.: Basicamente, evito açúcar, sal e gordura. Eu não sou uma pessoa extremamente regrada nem gosto de radicalismos. Eu procuro comer bem, simplesmente. No lugar do sal, procuro temperar os alimentos com ervas diversas. Evito doces e frituras no dia a dia. Como frutas diariamente; dou preferência aos alimentos integrais e naturais. Pela manhã e nos lanches, uma vitamina reforçada, ou um pão integral com peito de peru, ou ainda uma tapioca com ovo e um suco são opções legais. No almoço e no jantar, salada, proteína magra e um carboidrato bom, como arroz integral, macarrão integral ou batata doce. E, muito importante, comer de três em três horas. A suplementação fica por conta do nutricionista. E nada de extremismos.

P.: Como são seus finais de semana? Você treina e faz dieta aos sábados e domingos? S.: O corpo precisa de repouso. Uma dia por semana, descanso. Em relação à alimentação, eu costumo comer bem, inclusive aos sábados e domingos, mas, claro, me permito. Se quero sair para jantar uma pizza com meus filhos, vou – sem culpa. A vida necessita de pausas, não é?!

P.: Em quanto tempo as pessoas que estão começando a malhar podem esperar resultados? S: Tudo é a motivação. Claro, depende da pessoa, da genética, do histórico, da idade e dos objetivos. Em seis meses, no entanto, eu garanto grandes resultados, se a pessoa tiver acompanhamento nutricional e compromisso com a rotina de exercícios.

Rápidas: Se exercitar é: Suar. Ralar. No pain, no gain. Academia para você é: Estilo de vida. Manias saudáveis: Pedalar e patinar. Uma frase: “Que todas as dores virem músculos!” (Risos!)

Para acompanhar a rotina de Samantha, siga ela no Instagram: @samantha_gondim