Violência no Afeganistão deixa 26 mortos

Por Gazeta Admininstrator

A violência no Estado de Uruzgan, Afeganistão, deixou 26 mortos nas últimas 24 horas, entre eles nove líderes regionais, segundo informou o governador da Província, Jan Mohammed, segundo a agência de notícias EFE.

Segundo o governador, membros do Taleban [regime afegão que foi deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001] seqüestraram nove líderes tribais na região de Langer e depois os assassinaram. Um menino de 11 anos, que também tinha sido capturado, foi libertado.

Nesta quinta-feira, os insurgentes atacaram um posto de segurança no distrito de Charcheno e mataram seis policiais. No confronto também morreram cinco rebeldes.

No início desta semana, rebeldes derrubaram um helicóptero dos EUA, causando a morte de 16 soldados americanos. Em abril passado, um outro helicóptero Chinook caiu em Ghazni, ao sul de Cabul. Quinze militares morreram. A ação pode ter sido uma resposta à ofensiva das forças afegãs, apoiadas por soldados dos EUA, que teve início em 21 de junho contra rebeldes no sul do país, deixando saldo de cerca de 180 supostos insurgentes.