Visto de turismo para familiares no Brasil

Por Ingrid Domingues

vida

Com o Natal chegando, muitas famílias estão aflitas, esperando familiares conseguirem um visto de turismo para vir aos EUA.

O pedido de visto de turismo é feito no consulado americano. Se você tem família no Brasil que está querendo fazer o pedido, eles devem ir preparados.

O processo, infelizmente, não é padrão, pois a algumas pessoas são dada a chance de apresentar documentos e provas necessárias para cumprir com as exigências. Outras pessoas não são permitidas sem fazer perguntas. O Consulado Americano retém total controle da emissão de vistos e, na realidade, não existe um critério exato e idêntico para todos.

O visto de turismo é geralmente concedido por um período de 10 anos. Se seu familiar está querendo fazer tal pedido, ele deve juntar todos os documentos possíveis, como certidões de nascimento/casamento; provas de laços com o Brasil, tais como escritura de casa, conta bancária, prova de emprego, etc.

Além dos documentos necessários, seu familiar deve confirmar no site do consulado americano o procedimento para marcar um horário para pedido do visto. Muitas pessoas reclaman que após fazer tudo o que o consulado solicita e apresentar todos documentos, mesmo assim o visto não é concedido e, muitas vezes, sem nenhuma explicação e sem revisão dos documentos apresentados.

Se você tem família no Brasil, como você poderia ajudá-la a conseguir um visto de turismo? Embora não exista uma maneira concreta, um cidadão americano poderá fornecer (ao familiar) provas de sua situacao financeira nos EUA, junto com uma carta ou “Affidavit” declarando que será responsavel pelo familiar durante a estada temporário dele.

Mesmo assim, não há garantia nenhuma de que o visto será concedido. Hoje em dia, o critério de emissão de visto se tornou mais “sorte”.

O melhor conselho que se pode dar e para que a pessoa esteja preparada, com todos os documentos e, também, disposta a talvez ter que repetir o processo. Nessa época do ano, em geral, os consulados são um pouco mais  liberais, mas as dificuldades ainda existem. Se você tiver maiores perguntas ou precisar de mais informações, procure no site do consulado americano os procedimentos corretos.