Visto EB-5 é prorrogado até 28 de abril de 2017 com mesmo valor de investimento

Por Gazeta News

O Congresso estendeu o programa de visto para investidor, conhecido como EB-5, até a data de 28 de abril de 2017, sem fazer alterações no valor mínimo de investimento, de $500 mil dólares.

A renovação de curto prazo foi aprovada pela Câmara de Representantes na semana passada e segue agora para o Senado.

Especialistas acreditam que o programa poderá ser melhorado durante o governo de Donald Trump, tendo em vista o perfil empresarial do candidato eleito.

A advogada de imigração brasileira, Ingrid Guimarães, explica que, por enquanto, aumentaram as taxas referentes aos serviços da imigração, com as novas tarifas começando a valer a partir de 23 de dezembro de 2016.

“Na realidade, com relação ao EB5 existem várias taxas das diferentes etapas do processo, mas os aumentos foram, basicamente, de uma taxa de $6,230 que passou para $17,795 e outra de $1,500 que passou para $3,675”, declarou.

Como funciona o Programa EB-5

O EB-5 – Programa de Imigrantes Investidores (Immigrant Investor Program), também conhecido como Regional Center Program, foi criado na década de 1990 pelo Congresso para estimular a economia dos EUA através da criação de emprego e investimento de capital por parte de investidores estrangeiros.

Por meio do programa, são emitidos vistos EB-5 para os participantes que investem em empresas comerciais associadas a centros regionais aprovados pelo departamento de imigração dos EUA (USCIS), com base em propostas para promover o crescimento econômico.

O investimento mínimo em uma empresa comercial exigida por um investidor EB-5 continua, por enquanto, de $500 mil dólares e deve haver evidência de que a empresa criará pelo menos 10 cargos em tempo integral.