Vitória: Menino Pedrinho passa por transplante em Miami

Por Simone Raguzo

pedrinho
[caption id="attachment_82167" align="alignleft" width="300"] Pedrinho no colo da mãe, momentos antes de ir para o centro cirúrgico passar pelo transplante.[/caption]

O tão esperado transplante de intestino necessitado pelo menino Pedrinho aconteceu na noite de segunda-feira, 2 de março, no Jackson Memorial Hospital, em Miami. A mãe do brasileirinho de 1 ano e 4 meses, Aline da Lavra, deu a notícia na página do Facebook “Ajude o Pedrinho a continuar sorrindo”.

“É com muita alegria, muita emoção e muita gratidão que informo que Pedrinho está no centro cirúrgico sendo preparado para fazer o tão esperado transplante”, escreveu Aline, agradecendo a todos que torceram e contribuíram para que Pedrinho pudesse realizar a cirurgia.

O transplante foi realizado por volta das 11:30pm, pelos médicos brasileiros Dr. Rodrigo Vianna e Dr. Thiago Beduschi.

Segundo a mãe, Pedrinho se recupera e está com ótima aparência, embora ainda esteja sedado. “Viramos mais uma página e iniciamos o capítulo do pós-operatório, que é uma fase tão importante quanto a própria cirurgia. Continuamos com as orações para que sua recuperação ocorra da melhor forma possível. Ficarei ainda mais juntinho dele, pois sabemos do poder do amor em nossas vidas e é fundamental para sua recuperação. Mais uma vez, muitíssimo obrigada amigos”, completou Aline.

Luta de Pedrinho A luta de Pedrinho iniciou desde o nascimento. Vítima da Síndrome do Intestino Curto (SIC), reflexo de uma má formação que fez com que seu intestino necrosasse. O pequeno enfrentou cirurgias, se alimentava por nutrição parenteral e passou todo o seu primeiro aninho de vida vivendo dentro de hospitais.

Diante da pouca perspectiva de sobreviência se continuasse em tratamento no Brasil, onde transplantes do mesmo tipo não foram bem sucedidos, a família iniciou uma luta contra o tempo luta para arrecadar $2 milhões de dólares para que fosse possível realizar a cirurgia no sul da Flórida - referência em cirurgias de transplantes em crianças - diante da dificuldade e demora de adquirir na Justiça que o goverbo brasileiro arcasse com as despesas. A campanha “Ajude o Pedrinho a continuar sorrindo”. de espalhou pelo Brasil e outros países, mobilizou celebridades e desconhecidos. A solidariedade mostrou sua força e a família conseguiu o valor necessário para trazer Pedrinho a Miami.

Caso Sofia Uma exceção se deu no caso da menina Sofia. A família, depois de muita luta e espera, conseguiu o direito de trazê-la para os EUA, com todos custos pagos pelo governo, conforme determinação da Justiça.

Também em Miami, Sofia aguarda na fila para receber o transplante de sete órgãos.

Pouco antes de Pedrinho passar pela cirurgia, a mãe de Sofia, Patrícia Lacerda da Silva, também comemorou a boa notícia, na página de Facebook “Ajude a Sofia”. “Hoje, com a graça de Deus, é um dia muito importante. Nosso amiguinho Pedrinho está na sala de cirurgia sendo preparado para o tão sonhado dia, o dia do transplante do intestino. É com muita emoção que venho pedir a todos vocês orações, pensamentos positivos”, escreveu.