Viver Bem - Edição 727

Por Gazeta Admininstrator

A Natação como Exercício Físico

A natação é uma ótima escolha para todos, especialmente aqueles que têm limitações físicas ou que acabam sofrendo dores com outras formas de exercício.

É um bom exercício para todo o corpo e oferece baixo impacto para as pessoas com limitações devido a artrite, dores musculares ou obesidade. A água oferece a diminuição do impacto nas articulações ou ossos frágeis que normalmente podem ser lesionados pelo impacto dos exercícios de solo. Quando imerso até a cintura, seu corpo tem apenas 50% do seu peso; se imerso até o peito a diminuição do peso corporal chega a 25% - 35%, e se imerso até o pescoço, 10%.

Pessoas com artrite ou outras deficiências podem ser beneficiadas pela água para melhorar a aptidão física e a amplitude de movimento e para aliviar a dor e a rigidez articular, e também é indicada para as pessoas com asma induzida pelo exercício, pois o ar quente e úmido ao redor da piscina auxilia na diminuição da irritação nas vias aéreas.

A natação não é somente suave para o corpo, mas também é uma ótima maneira de iniciar uma atividade física sem estressar as articulações, pois recruta todos os principais grupos musculares, incluindo os ombros, costas, abdômen, pernas, quadris e os glúteos.

A água proporciona 12 vezes a resistência de ar em todas as direções, e por isso causa um fortalecimento muscular muito significativo quanto comparado com exercícios fora dela, e com o benefício da diminuição do impacto articular.

A natação oferece exercícios cardiovasculares e de fortalecimento ao mesmo tempo, o que poucos exercícios oferecem. Se o seu objetivo é a perda de peso, a recomendação é o treinamento de intervalo, que é simplesmente alternar séries de exercícios intensos com intervalos de atividade mais leve. Se você estiver pronto, o ideal é começar com um treinador ou buscar por um grupo de natação em sua área. Os grupos de natação acomodam todos os níveis, do iniciante ao avançado, e você não tem que competir para participar. Este tipo de grupo apoia natação recreativa para a saúde física, e é uma ótima maneira de aprender a técnica - que é tudo na natação.

Se você é um iniciante, comece devagar, tente nadar por 10 minutos e vá progredindo ao poucos até um treino de 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana. Inclua um programa de aquecimento e um de resfriamento, e, no meio, trabalhe a resistência, a técnica ou a velocidade, ou um pouco de cada. Há mais do que uma forma de aprender a natação. Antes de você se sentir confortável o suficiente para colocar o rosto na água, você pode praticar exercícios com uma prancha, ou mesmo andar ou correr dentro da água por todo o comprimento da piscina.

Comece por determinar a frequência cardíaca máxima. Em adultos saudáveis, sem história prévia de doença cardíaca, a frequência cardíaca máxima geralmente recomendada é o número "220" menos a idade do indivíduo. Uma vez que ela foi determinada, verifique-a durante o exercício, usando os batimentos que podem ser sentidos na parte interna do seu pulso, e conte o número de batimentos durante um período de dez segundos usando um relógio para melhor precisão. Depois de contar os batimentos durante dez segundos, multiplique pelo número seis para obter a freqüência cardíaca por minuto.

Embora todos os exercícios têm seus benefícios de saúde e podem levar à perda de peso, a natação sai na frente .

Não só a natação trabalha todos os músculos, mas oferece mais resistência com um estresse ainda menor sobre o corpo. Isto leva a um aumento da massa muscular, o que aumenta o metabolismo e também a capacidade de queimar gordura em uma base consistente. Além disso, a natação queima mais calorias que a maioria outros exercícios aeróbicos. Em resumo, defina metas realistas, coloque seu foco no que é possível para você não desanimar. Há muitas maneiras de definir objetivos na natação, desde a mais simples como aprender a técnica, ou até mesmo contar a distância ou marcar seu melhor tempo; mas a coisa mais importante é se divertir.

Márcia Medina - PT, DPT, COMT Doctor of Physical Therapy - www.saude-bem-estar.com