Vizinhos defendem brasileiro envolvido em briga com policial; veja o vídeo

Por Gazeta News

bernardo site
[caption id="attachment_148086" align="alignleft" width="300"] Bernardo Oliveira[/caption]

Um incidente ocorrido entre um adolescente brasileiro e um policial, na noite da última segunda-feira, 26, em Deerfield Beach, culminou em uma semana conturbada para o jovem, que agora é considerado foragido.

Segundo informação de uma vizinha que acompanha o caso junto com a família, o adolescente, identificado como Bernardo Vieira, 17 anos, estava passando em frente ao Burguer Fi de Deerfield Beach com amigos quando reconheceu o amigo que estava parado por ali junto com o policial e perguntou pra ele o que havia acontecido. Todos pararam por um momento como qualquer turma que se conhece faz, segundo a vizinha. "São jovens que estão sempre em turma e sempre andam por ali juntos", afirmou. Ao sair, os amigos contaram à vizinha que o adolescente esbarrou sem querer seu skate em uma das pilastras e o policial, por causa do barulho, talvez, foi rapidamente em direção ao brasileiro segurando-o pelo braço e jogando o spray de pimenta, como pode ser visto no vídeo.

O policial entrou em atrito com o jovem que tentava escapar e os dois caíram ao chão. Depois de um tempo, o garoto conseguiu se livrar do policial e correu.

Tal versão contradiz com a que foi divulgada pela mídia, de que, os meninos estariam dentro do estabelecimento e se comportando de maneira inapropriada quando foram solicitados a deixarem o local, de acordo com relatos. O gerente do restaurante teria, então, pedido apoio a um policial que estava na área.

Toda a cena foi registrada por uma câmera de celular e as imagens causaram revolta nos vizinhos (assista abaixo). “Foi um absurdo. Um ato violento do policial e a mídia fica tratando o menino como bandido”, diz Denise de Oliveira, que vive na região há 2 anos e meio e conhece o brasileiro.

“Ele é superpacato. Não é de briga. É um garoto sossegado, que anda de skate na região. O vídeo mostra que ele não fez nada e o policial abusou da autoridade”, conta Denise.

Ela e outros residentes da vizinhança se dizem chocados com a “truculência desnecessária”. “E vale lembrar que todos os outros adolescentes são americanos. Ele era o único brasileiro da turma e o policial só implicou com ele”, argumenta ela.

Em entrevista ao Local 10, sem mostrar o rosto, o pai do adolescente, Ivan Oliveira, ressaltou que o vídeo “mostra brutalidade e desrespeito com o ser humano”. “Ele (Bernardo) é um 'geek'. Gosta de estudar, de fazer coisas que todo adolescente faz” , disse.

A reportagem do Gazeta News entrou em contato com a administração do Burguer Fi. Por telefone, uma pessoa que se identificou como gerente se esquivou de comentar sobre o incidente.

O jovem brasileiro está foragido e um mandado de prisão foi emitido contra ele. O adolescente pode ser indiciado por agressão a um policial, segundo declarou a porta-voz do Broward Sherrif, Keyla Concepcion. Até a tarde dessa quinta-feira, 29, o jovem não tinha se apresentado à polícia, mas a família já está em contato com um advogado para poder apresentar o jovem.

Assista ao vídeo: