Você dá a devida importância a sua alimentação?

Por Poliane Novaes

top-alimentos-constructores-copy

Atualmente, muitos têm despertado em relação aos seus hábitos alimentares, mas ainda não o suficiente. A maioria ainda está a procura de um único alimento mágico, que seja capaz de proporcionar boa saúde e um corpo bonito, sem acúmulos de gordura.

Dar a devida importância à alimentação significa pensar nela, se programar. Ninguém compra uma roupa sem analisar o tecido, o modelo, se está confortável ou não, muito menos acorda e coloca qualquer roupa, sem escolher as cores, o estilo, sem pensar se está frio ou calor. Nos programamos, levamos blusa extra em dias de frio, enfim, faz parte da nossa rotina diária pensarmos no que vestir.

Assim deve ser com nossa alimentação. Você não pode comprar um alimento sem analisá-lo, sem ter a certeza de que lhe fará bem. Deve acordar e pensar no que vai comer, nas combinações, no seu dia, se haverá necessidade ou não de levar o que comer. Não pense apenas no prazer proporcionado pelo alimento, pois este prazer está atrelado apenas ao que você gosta e não ao que precisa. Quem precisa trabalhar de sapato de salto, não pode simplesmente ir de chinelo, só porque gosta.

Se você dá importância a tanta coisa na sua vida, porque não dar importância a sua alimentação, visto que ela é que será responsável por você ter saúde para desfrutar o que a vida pode lhe oferecer?

Ler sobre o que é benéfico para a saúde não significa que está cuidando dela. Você precisa decidir e começar a colocar em prática. Como colocar em prática?

Experimente seguir os itens abaixo. Quando conseguir praticar um ítem por pelo menos um mês seguido, passe para o próximo. Aos poucos estará mudando seu estilo de vida e dando mais importância a sua saúde. Nada impede de você colocar em prática todos os itens de uma só vez, tudo dependerá da sua determinação e persistência.

1) Mude o tipo de carboidrato ingerido diariamente (compre apenas alimentos fonte de carboidrato integral, que contenha no mínimo 3g de fibra e máximo de 8g de açúcar – você comerá aquilo que tem em casa, então, não compre aquilo que não é bom para você);

2) Tente limitar seus dias de exceções para no máximo 2 vezes na semana (não exagere nas quantidades; se exagerar, aumente seu gasto energético nos dias seguintes. Quer comer mais? Malhe mais!);

3) Separe 2 horas por semana pra fazer bolos, receitas gostosas “fits”; isso te ajudará muito a não recorrer a alimentos indevidos. Faça em grande quantidade e congele para a semana, organize seu tempo;

4) Comece a observar a quantidade de gordura total dos alimentos e opte pelos mais magros na hora de comprar; cuidado com os alimentos gordurosos, mesmo os fontes de gordura boa. A gordura é importante para o nosso corpo, mas, em excesso, será armazenada;

5) Coloque o seu celular para despertar nos horários que precisa comer;

6) Introduza atividade física na sua rotina.