Você está pronto para o futuro? Veja se você consegue passar neste teste!

Por Fernando Azevedo

photography-801891_960_720

Você está pronto para o futuro?

A última década viu mudanças dramáticas no estilo de vida das pessoas. A mudança mais significativa pode ser observada no setor de tecnologia. Com essa tecnologia que facilita a vida, as pessoas de meia-idade podem sofrer um choque cultural. Foram-se os dias em que você tinha que ficar fisicamente na fila do banco ou loja. Até relacionamentos podem ser estabelecidos virtualmente. O Censo dos EUA categoriza a faixa etária de 45 a 65 anos como idade média. O renomado psicólogo Erik Erikson definiu as idades de 40 a 65 anos como meio de vida adulta. Se você estiver nesta faixa etária ou próximo a ela, sentirá as mudanças dramáticas em sua vida. Você pode suspirar ou ficar chocado ao ver os millennials colados nos telefones tirando selfies sempre que quiser - no banheiro, em um restaurante fast food, mesmo no meio da rua. E não é somente os adultos de idade média que sofrem, jovens já perceberam que precisam se reciclar pelo menos de 3 em 3 anos para se manterem conectado com as pessoas e com o mercado de trabalho. A questão é: você está pronto para assumir essas mudanças e se adaptar? Vamos analisar as mudanças significativas que ocorreram na última década e como elas afetaram bilhões de vidas. Leia os pontos e veja se você está atrasado em algum.

Compras

No passado, você precisava fazer um esforço para ir ao shopping, encontrar um espaço para estacionar e caminhar até encontrar o par de sapatos, calças ou camisa perfeitos. Agora, com a abundância de sites de compras online, tudo o que você precisa fazer é navegar em vários sites e, com alguns cliques, pode solicitar seus itens e recebê-los em casa. Na verdade, você pode esquecer todos os sites online e ir direto na Amazon também. Até fazer seu mercado pode ser online! As lojas do mundo real estão virando show room para você experimentar a marca, os produtos (se você não conhece ainda) e a filosofia da loja. Depois disso, o relacionamento é online.

Banco e finanças

Você ainda toca em notas de dinheiro e moedas? Sua carteira é gordinha de moedas e notas? Chega! Talvez uma das melhores inovações seja o banco online e outras transações online. Você não precisa perder a data de vencimento do cartão de crédito, do prêmio do seguro, o pagamento do empréstimo do carro e o pagamento de outras contas. Você pode até solicitar empréstimos ou cartões de crédito online. Longe vão os dias em que você teria que se alinhar para pagar as contas ou fazer uma transação nos bancos. Você pode até programar seus pagamentos online para não precisar se preocupar com eles por meses. Com Apple Pay, as pessoas já pagam com celular e com o relógio. Em breve, já poderemos deixar o cartão de crédito em casa. Cuidado com os golpes em lojas online de baixa reputação ou clones ilegais de sites de compra famosos.

Meios de comunicação

Lembra de quando você sentava na varanda ou no sofá com uma boa xícara de café ou uma garrafa de cerveja gelada, com os olhos colados na sua revista de esportes favorita? Você se lembra de como fazer assinatura em inúmeras revistas de esportes, fitness e notícias e depois guardá-las em várias caixas no sótão? Esses dias acabaram também. Tudo o que você precisa fazer agora é navegar na Web ou instalar um aplicativo e receber as últimas notícias e artigos. Você pode até mesmo seguir suas fontes favoritas e interagir com elas através de comentários. Mas você precisa ter cuidado com notícias falsas. Existem muitos sites de notícias falsas que provocam comentários negativos e circulam notícias prejudiciais ou enganosas. Certifique-se de verificar se suas fontes são legítimas e evite vasculhar ou bater em outras pessoas. Ah, antes que eu me esqueça, Facebook já morreu. Está todo mundo no Instagram e Snapchat.

Meios de comunicação (2)

Você gosta de discutir política, religião, assuntos pessoais, fofoca, difamação? Você está atrasado. A nova geração Z já aprendeu que você influencia o outro com seu bom exemplo, não com a sua reclamação. E sobre tirar onda com seus bens materiais? Atrasado também. A moda agora é postar valores e momentos que valorizam o seu "ser", e não o seu "ter".

Comunicação

Lembra daquela cabine telefônica na esquina da rua que consome suas moedas? Ou aquele telefone fixo que você rodava o número? As ligações dentro de casa que faziam você parar tudo para atender? No momento, existem muitas formas de comunicação, das quais as principais são os telefones celulares. Seu telefone não é mais para enviar e receber chamadas, é para controlar sua vida inteira. Poder usar a internet onde estiver, fazer chamadas de vídeo, enviar uma mensagem e se comunicar com seus entes queridos, não importando o quão longe eles estejam, escutar música, fazer compras, navegar com GPS, cuidar das finanças, trabalhar, acompanhar as redes sociais, digitalizar documentos, estudar, assistir filmes, pagar o estacionamento, controlar seu carro de longe, pedir um Uber, cuidar da sua saúde e de sua atividade física, preparar sua próxima viagem e por último e mais importante que tudo: fazer selfies com cara de 'biquinho'. As teleconferências também são possíveis através de qualquer aparelho. Chamadas com vídeo, participar de reuniões e falar com seus amigos e familiares ficou melhor e mais conveniente. Você já vê pessoas em cafés ou restaurantes colados em seus telefones em vez de falar com seus acompanhantes. Outros se escondem atrás de sites de redes sociais e aplicativos de namoro, em vez de construir relacionamentos pessoalmente.

Carros

Aproveite para dirigir enquanto pode, os carros autônomos compartilhados, uma espécie de Uber sem motoristas, estão chegando. E você poderá viajar o país inteiro enquanto dorme.

Carros (2)

Você se orgulha do barulho do motorzão do seu carro? Você está no passado. Carros elétricos são silenciosos, têm torque imediato e são mais velozes. Viva a Tesla!

Aplicativos

Tudo hoje é feito por aplicativos. Se você não sabe instalar um aplicativo, criar uma conta, conferir seu email, resetar uma senha e atualizar seu telefone e apps, você não tem como fazer nada, você precisa parar tudo e aprender a fazer estas tarefas.

Empregos

Não vou começar a falar da quantidade de pessoas que já trabalham remotamente e viajam mais de 10 vezes por ano. Vou só dizer que os empregos quentes hoje estão na internet com desenvolvimento web, gerencimento de dados, e-commerce e inteligência artificial. Do lado das fábricas, elas estão cada vez mais automatizadas e todo o administrativo e financeiro da fábrica se dá através de sites de serviços online que custam de $10 a $50 por mês.

Ensino online

Matricular-se num curso caro, se locomover até o curso todo dia, perder a aula em tal horário - esquece tudo isso. O ensino agora é barato e online. Você assiste a hora que quer, onde quer, quantas vezes quer e paga $5 a $35 por mês.

Relacionamentos

Ir para o bar e discoteca paquerar? Esquece isso. Eu não sei bem este tema porque sou casado, mas ouvi dizer, me contaram, vi no Youtube que Tinder é o líder do mercado. Ele facilita sua vida permitindo você explorar a cidade inteira e interagir com quem também gostou de você. Você já tem acesso a profissão, educação, hobbies e fotos da pessoa antes de você interagir. Muito mais rápido, muito mais inteligente (talvez promíscuo demais).

Perguntas

Quantas perguntas você faz por dia para as pessoas ao seu redor que poderiam ter as respostas encontradas no Google e ainda com a melhor explicação? Você ainda pergunta a direção de um lugar para alguém? Hoje em dia, ninguém pergunta nada, todos são especialistas em encontrar informação na internet usando Google, Instagram, Yelp - Facebook não, Facebook já é passado.

Ligações Telefônicas e ligações de Whatsapp

Você ainda liga para alguém sem avisar que vai ligar? Você não é só atrasado - ligar para alguém sem avisar é considerado coisa de maníaco hoje. Você precisa mandar mensagem de texto, ou no pior dos casos, email. E só marque uma ligação, a nova geração chama de 'call', se for realmente, extremamente necessário.

Ligações Telefônicas (2)

Ligar para pedir comida do restaurante? Maníaco total! Hoje é tudo feito pelos apps. Ninguém fala com ninguém mais.

Esperar o programa começar na TV

Coisa de louco! E ainda ficar assistindo comercial? Tudo é online agora com Netflix, Sling, iTunes, etc...

Papel

Você ainda usa papel? Impressora? Acabou a tinta? Acabou o papel? Esquece isso. Hoje é tudo tela digital touch screen.

Radio

Você ainda ousa ligar uma radio FM ou AM? Ou levar um CD para o carro? Os apps de música como Spotify, Pandora, Tunein e Apple Music são as rádios de hoje.

Realidade Aumentada

Outra bola da vez que está começando a surgir é a realidade aumentada. É quando você usa um óculos para ver o mundo real e mais elementos digitais como letreiros e avisos flutuando no ar enquanto você enxerga o mundo real. Esqueci de alguma inovação? Comente abaixo.

Como você se adapta a essas mudanças?

Você tem que admitir que essas inovações tornaram as tarefas regulares mais convenientes. Você nem precisa enfrentar o trânsito e passar o tempo viajando porque pode trabalhar em casa. No entanto, com essas inovações, uma coisa está sendo sacrificada: a interação humana. Você pode estar no ponto em que anseia por aquelas noites de cinema em salas com pipoca e refrigerante. Você também sente falta daqueles dias jogando basquete com os amigos. Não deixe sua idade impedi-lo de participar dessas atividades. Não se deixe escravizar pela tecnologia e pela inovação. Lembre-se, nada supera a interação humana real face a face. Antes que você, caro leitor, me critique, preciso confessar alguns segredinhos: meu carro ainda é à gasolina, eu tenho um caderninho de papel que anoto minhas tarefas, minha conta no Facebook ainda é ativa, e, algumas vezes, ligo para o restaurante porque esqueço o nome do prato que eu gosto e tenho preguiça de pesquisar no Google. Mas eu raramente tiro selfie, muito menos fazendo 'biquinho'. Este artigo foi escrito em agosto de 2018. Em breve, talvez em menos de 3 anos, alguém com celular, lá dentro de seu cérebro, vai ler o artigo e rir de como eu era atrasado. Fernando Azevedo é sócio da empresa de marketing digital e reputação online Silicon Minds, é autor do livro "Segredos de Reputação Online" e "O negócio sujo das Fake News". Ele faz, junto com Cecília Weissberg, o programa TechNews aqui no GazetaNews toda sexta-feira por volta das 17:00 EDT.