Você está tomando a quantidade necessária de água? - Saúde & Bem-Estar

Por Dra. Marcia Cristiane Perretto Medina

glass-of-water

Se existe mágica neste planeta, ela está contida na água. Todas as funções fisiológicas do corpo humano - incluindo a função muscular, o metabolismo e a lubrificação articular, dependem em parte da presença da água no organismo. Ela ajuda a manter o seu corpo energizado, e sua capacidade mental aguçada, quando ingerida em quantidade adequada para o seu nível de atividade física. A água também auxilia na manutenção do sistema gastrintestinal, no suporte e brilho da pele e no brilho da fibra capilar.

Durante a noite, o seu organismo se desidrata devido às várias horas sem a ingestão de água, e também devido ao ambiente e suas variáveis (como o ar condicionado que resseca o ambiente ou em áreas de clima mais úmido ou mais seco). Quando você se levanta pela manhã, o ideal é a ingestão de um copo de pelo menos oito onças de água em temperatura ambiente para começar o seu dia.

Durante o dia, é indicado que você sempre tenha em sua companhia uma garrafa de água, e que você tome ao menos três garrafas ao dia (se seu trabalho ou nível de atividade física são mais ativos, você deve ingerir ao menos 64 onças de água diariamente).

Se você tem o hábito de exercitar-se diariamente, a ingestão de água é essencial para aumentar sua performance a sua recuperação pós-exercícios, pois a desidratação pode resultar em fatiga prematura, diminuição na tolerância ao exercício físico, e performance reduzida. A razão? A água é o maior componente do corpo humano, representando 70-75% da estrutura corporal. Quando existe uma perda de fluído corporal, as células dos vários sistemas tornam-se desidratadas, afetando seu processo metabólico e consequentemente a função celular.

Um relatório emitido pelo Medicine & Science in Sports & Exercise atestou que uma desidratação de apenas dois pontos percentuais já pode afetar a capacidade de realização do exercício aeróbio. Outros estudos demonstraram que esta mesma diminuição nos níveis de hidratação pode levar a uma diminuição na habilidade de pensar claramente e nos níveis de concentração; além de diminuir a produção de força muscular.

Outro estudo realizado pela Univesidade de Connecticut e publicado pelo Journal of Nutrition, demonstrou que uma vez que você sente sede (aproximadademente 1 ou 2% de desidratação), existe um aumento nos sintomas de fadiga, tensão e ansiedade, principalmente em mulheres.

Quando você praticar exercícios no verão, você deve ingerir uma quantidade de água suficiente para suprir a perda natural que ocorre através do suor. Em suma, manter seu organismo bem hidratado, além de melhorar seu desempenho durante o exercício físico, também aumenta seu desempenho no trabalho e seu humor durante todo o dia.

Além de todos os benefícios mencionados acima, a transição na ingestão de refrigerantes e sucos para a ingestão de água pode levar a um emagrecimento de até 5% do peso corporal, isso de acordo com um estudo recente, publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition.

Mas além de todos os seus benefícios, “a água não tem sabor, cor, odor, ou definição; é arte apreciada e misteriosa. Não é necessária a vida, mas sim a própria vida. Enchendo-nos com uma gratificação que excede o deleite dos sentidos” (ANTOINE DE SAINT-EXUPERY (1900-1944), Wind, Sand, and Stars, 1939).